...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 dezembro 2017

Componentes do Sistema de Gases Medicinais - RW Engenharia - Instalação de Gases Medicinais - Alarme - Alarme de emergência - Alarme operacional - Bateria de cilindros - Bloco central - Caixa de seção - Central de suprimento – Chicote – Coletor - Dispositivo especial de mistura - Mangueira flexível - Painel de controle de pressão - Posto de utilização – Ramal - Rede de distribuição - Sistema centralizado - Suprimento de emergência - Suprimento primário - Suprimento reserva - Suprimento secundário – Válvula - Válvula de alívio de pressão - Válvula auto vedante - Válvula de segurança - Válvula reguladora de pressão - Válvula de retenção - Válvula de seção

Componentes do Sistema de Gases Medicinais - Instalação de Gases Medicinais

Fonte NBR 12188




Alarme:
Dispositivo que emite sinal visual e/ou sonoro para indicar qualquer ocorrência anormal que exija intervenção.

Alarme de emergência:
Alarme que indica a necessidade de intervenção da equipe de saúde.

Alarme operacional:
Alarme que indica a necessidade de intervenção da equipe técnica.

Bateria de cilindros:
Conjunto de cilindros de acondicionamento de gases comprimidos a alta pressão conectados a um coletor antes do bloco central.

Bloco central:
Conjunto formado pelas válvulas reguladoras de pressão, manômetros, válvulas de manobra, debloqueio e de retenção, além de outros dispositivos de segurança e de controle.

Caixa de seção:
Caixa com janela violável, transparente, suficientemente larga para permitir o manuseio da válvula instalada em seu interior.

Central de suprimento:
Conjunto formado pelos suprimentos primário e secundário ou reserva para cada tipo de gás ou vácuo, interconectados de maneira específica, de modo a permitir suprimento contínuo à rede de distribuição.

Chicote:
Dispositivo destinado à interligação de cilindros ao coletor.

Coletor:
Tubo destinado a conectar os cilindros ao sistema de suprimento por meio de serpentinas, chicotes ou mangueiras flexíveis para conduzir o gás ao bloco central.

Dispositivo especial de mistura:
Dispositivo destinado à produção de ar medicinal sintético, a partir de suprimento dos gases nitrogênio e oxigênio.

Mangueira flexível:
O mesmo que chicote.

Painel de controle de pressão:
Conjunto de dispositivos destinado a controlar a pressão de suprimento de gases.

Posto de utilização:
Qualquer um dos pontos de conexão à rede de distribuição nos locais de utilização de oxigênio, óxido nitroso, ar ou vácuo.

Ramal:
Derivação da rede de distribuição, que alimenta diretamente um ou mais postos de utilização.

Rede de distribuição:
Conjunto de tubulações, válvulas e dispositivos de segurança que se destina a prover gases ou vácuo, através de ramais, aos locais onde existem postos de utilização apropriados.

Sistema centralizado:
Conjunto formado pela central de suprimento, rede de distribuição, e postos de utilização destinados a fornecer suprimento contínuo de oxigênio, óxido nitroso, ar e vácuo.

Suprimento de emergência:
Fonte de suprimento independente do sistema centralizado, transportável até o local de utilização, pronto para uso, formado por cilindros de oxigênio, óxido nitroso, ar, gerador de vácuo ou compressor de ar.

Suprimento primário:
Fonte principal de suprimento à rede de distribuição constituída por bateria de cilindros de gás, ou equipamentos concentrador de gás, ou tanque criogênico, ou gerador de vácuo, ou compressor de ar ou sistema para mistura de gases.

Suprimento reserva:
Fonte de suprimento para uso imediato e automático, em caso de falha ou manutenção do suprimento primário e/ou secundário, constituída por bateria de cilindros de gás, ou tanque criogênico, ou gerador de vácuo, ou compressor de ar. Este tipo de fonte não é destinado à operação normal e não entra em rodízio com os demais tipos de suprimento.

Suprimento secundário:
Fonte de suprimento para uso imediato e automático em substituição e/ou complementação ao suprimento primário, em sistema de rodízio, constituída por bateria de cilindros de gás, ou tanque criogênico, ou gerador de vácuo, ou compressor de ar.

Válvula:
Dispositivo capaz de modificar a pressão e/ou vazão (fluxo) de gases e do vácuo no sistema centralizado.

Válvula de alívio de pressão:
Válvula que permite a saída do gás para o exterior caso a pressão no sistema atinja níveis acima do preestabelecido.

Válvula auto vedante:
Válvula para o bloqueio automático e imediato da vazão (fluxo) dos gases e do vácuo quando da desconexão de quaisquer acessórios do posto de utilização.

Válvula de segurança:
Ver válvula de alívio de pressão.

Válvula reguladora de pressão:
Válvula capaz de regular e reduzir a pressão existente na central ou na rede de distribuição a uma pressão compatível com a de utilização.

Válvula de retenção:
Válvula que permite a passagem do gás ou vácuo em apenas um sentido.

Válvula de seção:

Válvula para bloqueio de vazão (fluxo) de oxigênio, óxido nitroso, ar ou vácuo.


Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário