...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 outubro 2016

TUBAGENS - Tabela Coeficiente de atrito de Hazen – Williams - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

TUBAGENS

O material de tubagem atualmente mais utilizado nas redes de incêndio em Portugal é o aço macio (galvanizado). Para conferir uma maior capacidade de resistência à oxidação, este tipo de aço sofre um processo de deposição dum revestimento de zinco fundido obtido por imersão (galvanização).

Devem ser preferencialmente do mesmo material, tanto as tubagens como os acessórios que formam a rede de incêndio. Caso assim não seja possível, devem ser tomadas precauções que evitem o contato direto dos 2 materiais, como a interposição entre ambos de juntas elétricas, evitando assim o aparecimento de fenômenos de corrosão provocados pelo contato entre metais com nobrezas diferentes [20].

Não devem fazer parte das canalizações os materiais que não conservem as suas características quando submetidos a elevadas temperaturas (= 400 °C).

Nos sistemas úmidos deverão ser usados materiais com elevada resistência à corrosão.

O PVC rígido tem também aplicabilidade, fazendo sentido apenas em situações de tubagens enterradas (elevado coeficiente de dilatação térmica), e laços com elevadas perdas de cargas (baixa rugosidade).

Na fase de dimensionamento e escolha do tipo de tubagem há que ter em atenção o parâmetro de rugosidade da tubagem (k) já referido anteriormente, ou o coeficiente de atrito de Hazen-Williams (C), dependendo do fator que entra na fórmula escolhida para o cálculo de perdas de carga na tubagem.

A norma NFPA 13 atribui os valores de (C) em função do tipo de material da tubagem listados no Quadro 3.5.



As tubagens assim como os restantes sistemas de fixação/ suspensão, juntas de dilatação e demais acessórios que compõem a rede, devem cumprir os requisitos das normas EN 12845 [8] capítulos 7 e 17, norma NFPA 13 [9] capítulos 7 e 8, assim como a especificação CEA 4001 [21], capítulos 6 e 15, e, eventualmente, satisfazer também os requisitos pelo fabricante ou fornecedor do equipamento [10].


Os tubos devem ser pintados de cor vermelha de código RAL 3000, e sinalizado o sentido de fluxo de água nos mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário