...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

21 outubro 2016

REQUISITOS DOS SISTEMAS FIXOS DE EXTINÇÃO AUTOMÁTICA POR ÁGUA - Características de operação dos sprinklers em função da classe de risco - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

REQUISITOS DOS SISTEMAS FIXOS DE EXTINÇÃO AUTOMÁTICA POR ÁGUA

Em função dos riscos e das disposições construtivas dos espaços, podem ser aplicados sistemas fixos de extinção automática por água, do tipo normal úmido, seco ou misto, tipo pré-ação e tipo dilúvio.

Estes por sua vez podem ser de aplicação pontual, como também de cobertura parcial ou total da área a proteger.

As caixas de palco com área superior a 50 m² de espaços cénicos isoláveis utilizam um sistema do tipo dilúvio, o qual deve ser apenas acionável através de comando manual, com um mínimo de dois dispositivos de comando, um no posto de segurança e outro na caixa de palco junto de uma saída.

A regulamentação de segurança em vigor estabelece, para cada utilização-tipo, os critérios gerais de dimensionamento, sem prejuízo de outros valores mais gravosos estabelecidos pela EN 12845 [8].



É aceite nos sistemas de sprinklers ESFR (Sprinkler de Resposta e Supressão Rápida) que a autonomia possa ser de 60 minutos, mesmo nas UT-XII.

Salvo justificação em contrário, deve-se utilizar aspersores calibrados, usualmente para 68ºC.

Os sistemas fixos de extinção automática por água devem dispor de alimentação de água através de depósito privativo do serviço de incêndios e central de bombas, com os requisitos vigentes em regulamento técnico [7], com exceção para a capacidade máxima do depósito que deve ser em função do caudal estimado para o sistema de acordo com o Quadro 3.2, adicionado ao previsto para o funcionamento da rede de incêndios armada.

Não é aplicável o disposto no parágrafo anterior à utilização-tipo II da 2.ª categoria, quando exclusiva ou quando complementar de outra utilização-tipo cuja categoria não exija, por si só, a construção de um depósito privativo do serviço de incêndios.

Os postos de comando do sistema devem estar situados em locais acessíveis aos meios de socorro dos bombeiros e devidamente sinalizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário