...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 outubro 2016

OBSTRUÇÕES À DESCARGA DOS SPRINKLERS - Posicionamento de sprinklers para evitar obstruções - Distância mínima de uma obstrução - OBSTRUÇÕES VERTICAIS SUSPENSAS OU SOBRE O PISO - OBSTRUÇÕES QUE IMPEDEM QUE A DESCARGA DO SPRINKLER ATINJA O FOCO DE INCÊNDIO - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

OBSTRUÇÕES À DESCARGA DOS SPRINKLERS

O posicionamento dos sprinklers deve ser feito com o objetivo de minimizar obstruções à descarga.

Caso não seja possível, devem ser instalados sprinklers adicionais de forma a garantir a cobertura adequada do risco.

Sprinklers de parede devem ser instalados no mínimo a 1,2 m de distância de luminárias ou obstruções semelhantes. As obstruções localizadas a mais de 1,2 m de distância do sprinkler devem estar em conformidade com o Quadro 4.9 e a figura 4.20.






As obstruções na mesma parede onde estão instalados os sprinklers devem estar de acordo com o Quadro 4.10 e a figura 4.21.





Os sprinklers devem ser posicionados a uma distância (A), três vezes maior do que a maior dimensão da obstrução C ou D, até ao máximo de 609 mm (por exemplo: vigas, colunas, luminárias). Os sprinklers de parede devem ser posicionados conforme a figura 4.22.




OBSTRUÇÕES VERTICAIS SUSPENSAS OU SOBRE O PISO

A distância entre sprinklers e obstruções, tais como, divisórias em áreas de risco ligeiro, deve atender ao Quadro 4.11 e figura 4.23.






OBSTRUÇÕES QUE IMPEDEM QUE A DESCARGA DO SPRINKLER ATINJA O FOCO DE INCÊNDIO


Este item deve ser atendido quando houver obstruções contínuas ou descontínuas que interrompam a descarga de água num plano horizontal localizado a mais de 460mm, abaixo do defletor do sprinkler, impedindo que a água atinja o risco a ser protegido. Os sprinklers devem ser instalados sob obstruções fixas com largura superior a 1,2m, tais como mesas de corte, etc..



Nenhum comentário:

Postar um comentário