21 outubro 2016

Metodologia para determinar a categoria dos bens armazenados - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

Metodologia para determinar a categoria dos bens armazenados

O calor da combustão é determinado pelo material ou mistura de matérias nas mercadorias. A velocidade de combustão é determinada por ambos os materiais envolvidos e da configuração do material. O material deve ser analisado para determinar um fator material. Este fator por sua vez, se necessário, deve ser modificado de acordo com a configuração das mercadorias para determinar a categoria. Se nenhuma modificação é necessária, o fator material deve ser o único determinante da categoria.

Deve-se ter em conta, que o perigo de incêndio global de produtos armazenados (definido como um produto e a sua embalagem) é uma função da taxa de calor libertada (kW), que por sua vez é uma função do seu calor de combustão (kJ/ kg) e da sua velocidade de combustão (kg/seg) [8].

Existem tabelas para determinar o fator de material quando as mercadorias são constituídas por misturas de materiais.


Após a determinação do fator material, a configuração de armazenamento pode ser determinado em uma tabela, para determinar a classificação mais adequada. Fixado o fator material (valores de 1 a 4), e conhecida a configuração do armazenamento, é possível determinar a categoria de risco de armazenamento correspondente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário