...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

21 outubro 2016

Instalação de sprinklers seca - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

Instalações secas

As instalações secas são instalações standard em que apenas parte das condutas do sistema, a montante do posto de controle, possui água sobre pressão (figura 3.3.). As restantes canalizações, próxima do posto de controle, possuem ar sob pressão e nelas só passará água aquando de um alarme de incêndio.



Os sprinklers de uma instalação seca operam da mesma forma que numa húmida, isto é, o seu elemento sensível ao detectar um incêndio, abre de imediato o orifício de descarga de água, o que cria uma rápida diminuição da pressão na válvula do posto de controle que, assim, deixa passar água próxima da instalação (figura 3.3.). De modo análogo ao sistema úmido, aqui também só serão acionados os sprinklers afetos à área pela ação do incêndio.


O sistema de tubagem seca é adequado a locais onde exista o risco de congelamento de água, mas é um sistema mais complexo, e como tal, requer mais cuidados e manutenções assim como especial atenção no rearme do sistema após atuação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário