...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 outubro 2016

EXPLORAÇÃO DE SISTEMAS E EQUIPAMENTOS - RECESSÃO DA INSTALAÇÃO - Técnico Responsável - Testes de aceitação - Documentação - Responsabilidade - Aprovação por terceiros - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

EXPLORAÇÃO DE SISTEMAS E EQUIPAMENTOS

RECESSÃO DA INSTALAÇÃO

Antes de entrar em funcionamento, os sistemas instalados devem ser alvo de uma cuidada inspeção visual e verificação técnica, para determinar se estão de acordo com o projeto aprovado e as especificações técnicas do fabricante dos equipamentos [10]. Pode haver mais do que uma entidade envolvida neste processo.

Antes de se proceder à verificação da instalação, deverá ser previsto um período de tempo preliminar de forma a poder verificar a estabilidade do sistema instalado nas condições ambientais do local. Na inspeção visual o técnico responsável pela instalação do sistema deve assegurar que o trabalho foi executado de forma correta e que os métodos, materiais e componentes utilizados estão de acordo com a especificação internacional a ela associada (seja a EN 12845 [8], CEA 4001 [21] ou NFPA 13 [9]).


O técnico responsável deve testar e verificar se o sistema instalado opera de forma correta e, particularmente, deve verificar-se:

- Toda a tubagem foi testada hidrostaticamente durante 2 horas a uma pressão de 14 bar ou 3 bar acima da pressão máxima esperada no sistema (de uma maneira geral a pressão e caudal zero da bomba de maior pressão). Caso exista, a tubagem seca deve ser testada pneumaticamente;
- O posto de comando e controle, indicadores de pressão, válvulas de teste, campainha hidráulica funcionam corretamente;
. As válvulas de teste que, com a sua abertura, provocam atuação do posto de controle;
. Foram fornecidos os documentos e instruções requeridos.


A verificação e aceitação do sistema automático de extinção de incêndios utilizando como agente extintor a água, deve ser realizada, pelo menos com a presença do responsável instalador e pelo dono de obra ou um seu legítimo representante. É desejável que o projetista esteja também presente. O Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (RT-SCIE) prevê que na recessão destes sistemas deva estar presente o delegado da entidade que tem por missão a fiscalização da segurança ou proceder-se a esta vistoria numa sessão posterior.

Os testes de aceitação consistem em:

- Verificar se foram fornecidos todos os documentos necessários à elaboração dos procedimentos ou plano de prevenção;
- Inspeções visuais, incluindo tudo o que possa ser avaliado desta forma, tendo em vista verificar a concordância do equipamento instalado com o projeto e as especificações;
- Testes funcionais sobre a operação correta do sistema, incluindo as interfaces com equipamentos auxiliares e transmissão à distância.


DOCUMENTAÇÃO

Ao responsável de segurança (RS) ou ao seu delegado - pessoa responsável pela exploração das instalações – devem ser fornecidas: as instruções adequadas de utilização, cuidados de rotina a observar, plantas e memória descritiva e testes do sistema instalado.

O técnico responsável pela instalação deve fornecer ao dono de obra um certificado de verificação técnica assinado.


RESPONSABILIDADE

Quando a verificação estiver completa e de acordo com as solicitações do dono de obra, o sistema deverá ser considerado como formalmente entregue. A entrega marca o ponto a partir do qual o dono de obra assume a responsabilidade do sistema.



APROVAÇÃO POR TERCEIROS

Um Sistema Automático de Extinção de Incêndio a água tem, em princípio, um conjunto de meios passivos e ativos que a entidade fiscalizadora (e emissora de pareceres) pode inspecionar em simultâneo.

A aprovação de um sistema instalado é baseada numa vistoria inicial, seguida de inspeções periódicas continuadas para assegurar que o sistema instalado tem sido corretamente utilizado, mantido e, quando necessário, modificado.


Os requisitos das companhias seguradoras contra incêndios podem ter variantes nacionais ou locais e são usualmente traduzidos nos seus próprios documentos. Estes requisitos especificarão quaisquer necessidades de envolvimento direto pelas organizações de seguros na inspeção dos sistemas instalados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário