...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 outubro 2016

DIMENSIONAMENTO DE REDE RAMIFICADA - DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

DIMENSIONAMENTO DE REDE RAMIFICADA

DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO

Para o dimensionamento do projeto (figura 5.1.) com base numa rede de estrutura ramificada, foi utilizada uma folha de cálculo Excel concebida pela Associação de Produtores de Tubo e Acessórios (APTA) e subordinada ao tema – “Dimensionamento de Sistema de Extinção Automática (Rede de Sprinklers tipo húmida)”.

A APTA é uma organização que tem como missão a melhoria e incremento da segurança e da qualidade das redes de canalização ao nível do projeto e da instalação. É referência no mercado em que está inserida, sendo elemento fundamental de apoio e formação a empresas de renome no nosso País.

A ela recorrem técnicos que recebem formação básica que lhes permitem trabalhar nos seus projetos com “ferramentas” de cálculo de redes de canalizações de acordo com a legislação vigente.


Foi com base na folha de cálculo desta empresa, e atendendo aos critérios da norma americana NFPA 13, que se procedeu ao dimensionamento da rede ramificada do projeto, que no capítulo seguinte será explanado. No Anexo A1 está disponível todo o procedimento de cálculo e demais fórmulas utilizadas no dimensionamento da rede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário