...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 outubro 2016

DIMENSIONAMENTO APRESENTAÇÃO DO PROJETO ASPETOS GERAIS - Implantação do edifício a estudar - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

DIMENSIONAMENTO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

ASPETOS GERAIS

O projeto a analisar no âmbito desta dissertação corresponde a um edifício de um complexo logístico de armazéns com aproximadamente 55 062 m².


  
De acordo com a memória descritiva do projeto, e face às alturas do armazém e armazenagem, o regulamento nacional não pode ser cumprido pelo fato de existirem solicitações mais gravosas na EN 12845 [8], que prevê a instalação de sprinklers ao nível da cobertura e nas estantes.

No entanto, o cliente pretendia que se utilizassem sprinklers apenas ao nível da cobertura, tendo-se optado por utilizar sprinklers do tipo ESFR, que não estão previstos na norma europeia neste momento, mas, prevê-se que a norma será posteriormente revista para os considerar.

Com base nesta situação teve que se recorrer à norma americana, NFPA 13, que prevê e regulamenta a utilização deste tipo de sprinklers. Tendo em conta o tipo de empreendimento prevê-se a implementação de um reservatório de água para combate a incêndio e para consumos não potáveis.

No interior dos armazéns a tubagem será implantada à vista nos espaços correntes.

A rede de rega e lavagem será assegurada por rede independente desde o reservatório de incêndio.


Impondo os consumos da rega e lavagem ao reservatório de incêndio garante-se a renovação de água, o que é muito vantajoso do ponto de vista da salubridade de todo o ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário