...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

20 outubro 2016

Critérios gerais de dimensionamento - Risco Ligeiro / Ordinário / Grave - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

Critérios gerais de dimensionamento

O abastecimento de água para sistemas de emergência é dimensionando tendo em conta os parâmetros de necessidades de caudal e pressões necessárias ao funcionamento pleno do sistema, no período decorrente das operações de extinção do incêndio, atendendo também ao fator de simultaneidade de funcionamento com outros sistemas que a instalação possa comportar [4].

O critério de dimensionamento utilizado num sistema de sprinklers vem referenciado, e estabelece para cada utilização-tipo os correspondentes tempos de descarga, de acordo com o Quadro 3.2.



O número máximo de sprinklers por cada posto de comando, para sistemas do tipo úmido ou pré-ação, é de acordo com a nota técnica n.º 16 [10] para:

- Risco ligeiro – 500;

- Risco ordinário, incluindo risco ligeiro – 1000, exceto casos especiais;


- Risco grave, (incluindo risco ligeiro e risco ordinário) – 1000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário