...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 outubro 2016

CRITÉRIOS DE PROJETO - AFASTAMENTOS MÁXIMOS E MÍNIMOS DO TETO - Tetos desobstruídos - Tetos horizontais - Tetos inclinados - Tetos lisos - Tetos obstruídos - Tetos planos - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

CRITÉRIOS DE PROJETO

AFASTAMENTOS MÁXIMOS E MÍNIMOS DO TETO

Como o ar quente se torna menos denso sobe, a camada de calor ocupa mais rapidamente o espaço junto ao teto. Assim, quanto mais próximo do teto estiver o sprinkler automático, mais rapidamente ele poderá entrar em funcionamento. Daí, a importância do sprinkler automático do teto. A posição final do sprinkler também depende do material, forma e obstruções do teto e do tipo de sprinkler automático a aplicar.



Quanto aos tetos existem:

Tetos desobstruídos: são aqueles cujas vigas, nervuras ou outro elementos não impedem o fluxo de calor e a distribuição de água, portanto não afetando fisicamente a capacidade de controle ou extinção de incêndio pelos sprinklers. São também considerados desobstruídos todos os tetos onde o espaçamento entre elementos estruturais excede 2,3 m medidos entre eixos.

Tetos horizontais: são aqueles cuja inclinação não seja superior ou igual a 9º.

Tetos inclinados: são os tetos cuja inclinação seja superior a 9º.

Tetos lisos: são os tetos contínuos, sem irregularidades, saliências ou depressões significativas.

Tetos obstruídos: são aqueles cujas vigas, nervuras ou outro elementos impedem o fluxo de calor e a distribuição de água, portanto afetando fisicamente a capacidade de controle ou extinção de incêndio pelos sprinklers.

Tetos planos: são os tetos contínuos em um único plano.


Em tetos inclinados, os sub-ramais com sprinklers automáticos devem ser instalados perpendicular ou paralelamente à cumeeira em toda a sua extensão.


Os defletores dos sprinklers automáticos comuns devem ser posicionados paralelamente à inclinação dos tetos ou telhados, ver figuras 4.14, 4.15 e 4.16. A inclinação de sprinklers debaixo de escadas deve obedecer às mesmas considerações acima explicitadas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário