...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

20 outubro 2016

COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE SPRINKLERS - SISTEMA AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE INCÊNDIOS (SADI) - Caraterísticas gerais - Diagrama de um Sistema Automático de Detecção de Incêndio - Central de sinalização e comando - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE SPRINKLERS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE DETECÇÃO DE INCÊNDIOS (SADI)


Caraterísticas gerais


Poderá estar associado ou integrado a um sistema de sprinklers um sistema de detecção. Este sistema visa a monitorização e cobertura do edifício a proteger durante as 24 horas do dia. Tem como constituintes [4]:

- Dispositivos de transmissão de alerta;

- Dispositivos de acionamento do alarme;

- Botões de alarme;

- Detectores;

- Dispositivos de sinalização e comando;

- Central de sinalização e comando;

- Cambagem de interligação.


Consoante as características dos espaços a vigiar, os botões de alarme e detectores são agrupados por zonas, com vantagens na discriminação do alarme e na operacionalidade do conjunto (figura 3.8.).




Central de sinalização e comando

É a central de sinalização e comando, que chegam e são filtradas as informações provenientes dos dispositivos de detecção assim como dos botões de alarme e de todas as demais funções de funcionamento intrínsecos a esta unidade de funcionamento. Como tal, as suas principais funções, entre outras, são [4]:

- Centralizar, analisar e tratar a informação recebida pelos dispositivos a ela associada, tratando-a sob a forma de alerta ótico luminoso (painel) e/ou acústico, em acordo com o espaço a proteger;
- Desencadear a transmissão de alerta (sistema de alarme) no interior das instalações que protege;
- Desencadear a transmissão de alerta aos bombeiros, em caso de ativação do alarme;
- Testar todo o sistema, quer globalmente, quer por circuito;
- Ativar os dispositivos de comando automático de equipamentos e sistemas.

Existindo um posto de segurança nas instalações, é nesse local que deve ser localizado o SADI. Esta localização deve cumprir os requisitos de segurança estabelecidos na regulamentação técnica vigente [16].


Os botões de alarme têm como função possibilitar o desencadeamento do alarme de incêndio por comando manual, assim como para confirmação de alarmes produzidos por outros dispositivos presentes no edifício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário