...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 outubro 2016

CISTERNA DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

CISTERNA DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO

A reserva de incêndio terá valor correspondente a uma autonomia efetiva da rede de incêndio armada pelo período de uma hora, sem reposição. A cisterna terá ainda capacidade para garantir a adução à rede de sprinklers a implantar no armazém de logística e no armazém de acessórios de transporte. A cisterna terá capacidade para 500 m3 de volume útil.

À cisterna de 500m3 junta-se uma outra com um volume de 100m3 destinado ao consumo de água não potável (rega, lavagem de pavimentos e arco de lavagem), garantindo a renovação da água aí acumulada.

Todavia, ressalva-se que os 500m3 são exclusivos para combate a incêndio, pois a aspiração desta rede será implantada à cota superior, garantindo sempre em qualquer momento que os 500m3 de água estão disponíveis para o combate a incêndio.

Este reservatório para armazenamento de água para combate a incêndio será pré-fabricado em aço galvanizado, do tipo Apro industries ou equivalente, com diâmetro de 8,58 m e uma altura de 10,54 m, o que perfaz um volume de 600m3.

O grau de risco de ocupação considerado é “risco grave de armazenamento do 4º Grupo – HHS4”. A distribuição dos sprinklers é feita de modo a cada um cobrir uma área máxima de 9 m² (classe de risco grave, tipo IV). O espaçamento máximo entre sprinklers é de 3 m, e a sua localização relativamente a elementos arquitetônicos e estruturais respeita o definido no regulamento.

No dimensionamento do volume a ser armazenado pela cisterna de combate a incêndio, foram considerados os seguintes pressupostos: o tempo de intervenção ou de atuação dos sistemas é de 60 minutos; o sistema automático de extinção de incêndio, quando ativado por ocorrência de incêndio, deve fornecer um caudal não inferior a 540 L/min/sprinkler, durante 60 minutos, com funcionamento simultâneo de 12 sprinklers; à RIA (Rede de Incêndios Armada) deve ser garantido um caudal de 946 L/min pelo mesmo período de funcionamento do sistema de sprinklers [9].

As redes interiores serão executadas em aço galvanizado. Estas tubagens terão proteção anticorrosiva e pintura de acabamento em cor vermelha normalizada. Todas as tubagens e acessórios a utilizar serão certificados de acordo com normas e especificações em vigor.


Os sprinklers a instalar nos armazéns serão do modelo ESFR 22 (K322) e devem ser montados na posição “pendente” [9]. O sensor térmico deve ter uma temperatura nominal de disparo de 68ºC. O líquido da ampola de vidro será vermelho de acordo com especificações geralmente aceites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário