...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 outubro 2016

ASPETOS GERAIS DE DIMENSIONAMENTO - Setor 17 a dimensionar – Zoom da área de pormenor 1 (área de operação) - Zoom da área de pormenor 2 (coluna e barrilete) - Esquema de dados de entrada na folha de cálculo de redes emalhadas - Resultados do acerto das malhas (fórmula de Hazen – williams) - Resultados do acerto das malhas (fórmula de Colebrook - White) - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

ASPETOS GERAIS DE DIMENSIONAMENTO

Para se proceder ao dimensionamento de uma rede emalhada, é preciso calcular a necessidade de caudal no nó mais afastado e desfavorável da rede, com base no consumo a fornecer aos 4 sprinklers em funcionamento simultâneo nesse sub-ramal 1, figura 5.14. O setor 17 servirá de base para dimensionamento dos restantes setores (figuras 5.11., 5.12. e 5.13.).

Os procedimentos de cálculos estão apresentados nos Anexo A4, A5 e A6.






Na sequência dos cálculos explicitados no anexo A6 (resultados de acerto das malhas), é possível determinar os caudais e diâmetros da rede. A determinação dos caudais e perdas de carga com base na fórmula de Colebrook – White, idêntico processo ao do Hazen – Williams, está apresentada nos anexos A7 e A8.

Estes valores correspondem apenas à malha no interior do armazém sem contar com a coluna de alimentação. Para o cálculo de pressão necessária no ponto mais desfavorável da rede (em relação ao início do abastecimento da rede), é necessário calcular, as perdas de carga do trajeto mais desfavorável do percurso da água, e adicionar a pressão mínima de funcionamento do sprinkler (2,81 bar).

A pressão mínima necessária no ponto G, será a soma das perdas de carga dos laços no percurso mais desfavorável, aplicada de uma taxa de 30 % para compensação das perdas de carga localizadas na rede (acessórios), mais a pressão mínima de funcionamento do sprinkler mais afastado.




De seguida, é preciso proceder ao cálculo das necessidades de pressão da rede da malha ao barrilete e por conseguinte o trajeto exterior (enterrada) até à bomba. Esse cálculo é apresentado no Anexo A3.

Os valores finais de caudais e diâmetros são apresentados no Anexo A10.


Descrição: rede entrada de dados malhada








Nenhum comentário:

Postar um comentário