...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

13 março 2016

Como medir a pressão da coluna d´água - MCA ( metros de coluna dágua ) - Pa ( Pascal ) - Manômetro ( instrumento utilizado para medir pressões - Força, Pressão e Perda de Carga - Conceitos fundamentais - Reservatórios e Caixas d´água - Renato Massano - Soluções em Hidráulica


Como podemos medir a pressão

Como vimos, pressão é uma força exercida sobre uma determinada área. Sendo assim, sua unidade de medida é quilograma força por centímetro quadrado – kgf/cm².

Existem outras formas de expressarmos as unidades de medida de pressão:

m.c.a: metros de coluna d’água

Pa: Pascal


Veja correspondência destas unidades: 1kgf/cm² é a pressão exercida por uma coluna com 10 metros de altura, ou seja, 10 metros de coluna d’água (m.c.a.), ou 100.000 Pa.



Se você mora em um edifício de 10 andares e alguém lhe pede para medir a pressão na torneira do seu lavatório, como você poderia fazer essa medição?

Bastaria substituir a torneira do lavatório por um manômetro* e efetuar a leitura. Você poderia saber qual é exatamente a diferença de altura existente entre o nível da torneira e o da caixa d’água?

Sim! Através do valor que o manômetro estaria marcando. Se este manômetro indicasse por exemplo, 2kgf/cm², isto significaria que esta altura é de 2kgf/cm² x 10 igual 20 metros de coluna d’água. Ou seja, 20 metros de desnível.






Nenhum comentário:

Postar um comentário