...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

11 janeiro 2016

Bom saber 10 - Sistema ABO - Relação entre grupos sanguíneos e antígenos - Genótipo - Tabela Fenótipo - Genótipo - Aglutinogênio - Aglutinina - Recebe de: Doa Para:

 Sistema ABO


O sistema ABO é um dos sistemas de classificação dos grupos sanguíneos e envolve três tipos de alelos:
- IA;
- IB;
- i.

Na Genética dizemos que se trata de um caso de polialelia (alelos múltiplos). Dependendo da combinação entre os alelos, indivíduos podem ter sangue do tipo A, B, AB ou O.

O nome do grupo sanguíneo se refere ao fenótipo; já a combinação entre os alelos, é o genótipo:



Os alelos IA e IB codificam antígenos, chamados aglutinogênios, presentes nas hemácias. Já no plasma, são encontrados anticorpos específicos, chamados aglutininas. Graças a eles, existe uma relação importante entre doadores e receptores de sangue.

Observe a tabela a seguir:


Pela tabela, podemos inferir que as aglutininas anti-B não permitem que aqueles que as possuem recebam sangue que contenha o alelo IB (que contém o aglutinogênio B).

Da mesma forma, aglutininas anti-A não permitem que aqueles que as possuam recebam sangue que contenha o alelo IA (que contém o aglutinogênio A). Isso porque, caso ocorra transfusão incorreta, as hemácias do sangue recebido tendem a se aglutinar, formando aglomerados capazes de entupir vasos sanguíneos, atrapalhando a circulação.

Importante:

Além de analisar o sistema ABO, no caso de doações ou recepção de sangue, é necessário também analisar o fator Rh: outro sistema de classificação de grupos sanguíneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário