...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 dezembro 2015

Parâmetros de Projeto - Caixa de Diálogo GenSize - Entrada de Cargas - Requisitos de Operação de Carga (Operação de Alimentação Estável de Cargas Individuais) - Requisitos de Carga de Passo Transiente (Carga Combinada em Cada Aplicação de Carga de Passo) - Requisitos de Carga de Pico de Transiente (Carga Combinada para todas as Cargas que Requerem Energia de Operação Randômica de Pico) - Cálculos de Carga Leve: Fluorescente, Incandescente, Descarga ( HID ) - Cálculos de cargas de ar-condicionado - Cálculos de Cargas de Carregadores de Baterias - Cálculos de Cargas para Equipamentos Médicos de Imagens - Cálculos de cargas de motores - Cálculos de Cargas de Bombas Contra Incêndio - Cálculos de cargas de UPS - Cálculos de cargas diversas - Cálculos Gerais de Cargas de Receptáculos - Cálculos de Cargas Definidas pelo Usuário - Entrada de cargas nos passos - Considerações de Passo de Carga - Diretrizes de Seqüência de Passo - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Parâmetros de Projeto

O primeiro passo ao dimensionar e selecionar um grupo gerador com motor é estabelecer os parâmetros do projeto. No mínimo, o grupo gerador deve ser dimensionado para atender os requisitos de execução em alimentação estável de partida de carga máxima do equipamento de carga conectado.

Para definir os parâmetros padrão de projeto, selecione Projects (Projetos) na barra de ferramentas, New Project Default Parameters (Parâmetros Padrão de Novo Projeto) na parte inferior do menu suspenso. A caixa de diálogo exibida, Figura 7-1, mostra os Parâmetros de Novo Projeto que são aplicados a todos os novos projetos, e que podem ser alterados de acordo com suas preferências. Os parâmetros para um único projeto, ou um projeto existente, podem ser modificados sem se alterar os parâmetros padrão destacando o nome do projeto e então selecionando-se Projects, Edit (Projetos, Editar) e então a guia de parâmetros.

Veja a seguir uma explicação de parâmetros de projeto e as entradas padrão mostradas na caixa de diálogo.

Number of Generator Sets Running in Parallel (Número de Grupo Geradores Em Paralelo): O valor padrão é 1. Se a carga total for maior que a capacidade de um único grupo gerador, insira 2, 3, ou mais conforme apropriado. Se a carga total for maior que 1000 kW, pode ser vantajoso conectar os grupos geradores em paralelo para se obter maior confiabilidade e flexibilidade de operação. Contudo, se a carga total for 300 kW ou menos, não é economicamente viável conectar grupos geradores em paralelo – embora tecnicamente possível.
  


Minimum Genset Load Capacity (Carga/ Capacidade Mínima do Grupo Gerador): Operar um grupo gerador sob carga leve pode resultar em danos ao motor e confiabilidade reduzida do grupo gerador. A Cummins Power Generation não recomenda a operação de grupos geradores com menos de 30% de carga nominal – este é o ajuste padrão do GenSize.

Devem ser usados bancos de carga para complementar as cargas regulares quando a carga é menor que o valor recomendado. Um grupo gerador não deve ser operado com menos de 10% da carga nominal por um longo período.

Maximum Voltage Dip (Starting e Peak) (Queda Máxima de Voltagem (Partida e Pico): Quando a queda máxima de voltagem é reduzida durante a partida inicial, ou quando as cargas ciclam sob controles automáticos ou têm altos picos, a capacidade do grupo gerador recomendado aumenta. A escolha de uma queda menor de voltagem resulta em um grupo gerador de maior capacidade. Entretanto, o ajuste de quedas de voltagem de mais de 40% pode levar a falhas de relés e de contatores. A Queda Máxima de Voltagem padrão do GenSize é 35 porcento.

Maximum Frequency Dip (Queda Máxima de Freqüência): Quando reduz a queda máxima de freqüência, você aumenta a capacidade do grupo gerador recomendado. Como o grupo gerador é uma fonte de energia limitada (em relação à rede elétrica), as oscilações de voltagem e freqüência ocorrem durante eventos de cargas transientes. O grupo gerador deve ser dimensionado para limitar essas oscilações a um nível apropriado para o desempenho esperado da carga. A Queda Máxima de Freqüência padrão do GenSize é 10 porcento.

Este número talvez precise ser ajustado a um valor menor na alimentação de cargas sensíveis a freqüências, como sistemas UPS. Consulte o fabricante do UPS para obter informações sobre a sensibilidade do sistema em relação às oscilações de freqüência quando operar em um grupo gerador standby.

Altitude/Temperatura ambiente (Altitude e Temperatura Ambiente): Em função da localização geográfica, a capacidade do grupo gerador recomendada pelo software pode ser aumentada para um determinado nível de desempenho à medida que a altitude e/ou a temperatura ambiente aumentam. Os valores padrão são uma altitude de 500 pés (152 m) e uma temperatura ambiente de 77º F (25º C).

Sound Attenuation (Atenuação de Ruídos): O ajuste padrão é None (Nenhuma). Mas você pode escolher a opção de grupo gerador Quiet Site (Silencioso). As unidades Quiet Site têm silenciadores especiais de escape, um gabinete de folha de metal com isolamento de atenuação de ruídos e/ou amortecedores de admissão e de descarga. Nem todos os modelos são fornecidos com a configuração Quiet Site.

Quando você escolhe uma opção de atenuação de ruídos, as recomendações de grupo gerador do GenSize estarão limitadas aos pacotes standard da fábrica. Contudo, você pode consultar seu distribuidor local para outras opções de atenuação de ruídos.

Maximum Alternator Elevação de temperatura (Elevação Máxima da Temperatura do Alternador): Para enrolamentos do alternador, você pode especificar a elevação máxima de temperatura acima de uma temperatura de 40º C (104º F). O GenSize fará as recomendações de motor-alternador que limitam a elevação de temperatura do alternador até o valor ajustado durante a alimentação das cargas conectadas especificadas. Recomenda-se usar alternadores de menor elevação de temperatura em aplicações com uma quantidade significativa de cargas não-lineares, onde é necessária uma partida mais eficiente do motor, ou em aplicações de serviços Prime. O ajuste padrão é 125º C. Observe que, se escolher um alternador de menor elevação de temperatura, você poderá aumentar a capacidade do gerador recomendado para acomodar um alternador maior.

Fuel (Combustível): O combustível padrão é Diesel. Outras opções de combustíveis são Gás Natural e Gás Propano Líquido. Existe uma opção “Any Fuel” (Qualquer Combustível) que permite ao GenSize comparar o desempenho de todas as opções de combustível disponíveis.

Nota: Para requisitos de combustíveis gasosos acima de aproximadamente 150/140 kW, consulte o distribuidor.


Frequency (Freqüência): Especifique a freqüência de operação necessária. Os grupos geradores são configurados para 50 Hz ou 60 Hz. O valor padrão é 60 Hz.


Phase (Fase): Selecione a opção de grupo gerador monofásico ou trifásico. O valor padrão é trifásico. Se selecionar monofásico, somente cargas monofásicas serão permitidas. A opção monofásico também limita o número de modelos uma vez que não estão disponíveis grupos geradores maiores com geradores monofásicos. A opção padrão trifásica permite o uso de cargas monofásicas mas o GenSize assume estas serão equilibradas nas três fases.


Duty (Serviço): O GenSize faz uma recomendação com base na classificação de energia Standby ou Prime do grupo gerador, reduzindo proporcionalmente segundo as condições do local. O ajuste padrão é Standby. Para mais detalhes sobre as classificações de sistemas e grupos geradores, veja a seção Projeto Preliminar.

Um sistema de energia Prime é um sistema independente para gerar energia elétrica em vez de adquiri-la de uma empresa fornecedora. (Assume-se que o grupo gerador esteja isolado da rede elétrica, ou que o serviço da empresa fornecedora esteja indisponível.) A classificação de energia Prime é a energia máxima disponível em carga variável por um número ilimitado de horas. Existe uma capacidade mínima de 10% de sobrecarga para classificações de energia Prime segundo as normas BS 5514 e DIN 6271 para motores. Nem toda configuração de grupo gerador está disponível para serviço Prime.

Quando os grupos geradores são conectados em paralelo com o serviço da rede elétrica por longos períodos, eles não devem ser operados além de sua classificação de carga básica. Em geral, a classificação de carga básica de um grupo gerador é significativamente menor que sua classificação de energia Prime. Consulte o fabricante do grupo gerador ou o distribuidor Cummins Power Generation local para obter as classificações de carga básica de grupos geradores.


Voltage (Voltagem): As opções disponíveis de voltagem são uma função da freqüência selecionada. Os valores padrão são 277/480, Series Estrela.


Entrada de Cargas

O próximo e mais importante passo no dimensionamento de um grupo gerador é identificar o tipo e o tamanho das cargas que o grupo gerador alimentará. Como ocorre com a maioria das operações no GenSize, as cargas podem ser informadas no menu em Projects, Add New Load (Projetos, Adicionar Nova Carga), ou usando-se os ícones na barra de ferramentas. Depois de selecionado um tipo de carga, é exibido o formulário de entrada de cargas. Cada formulário é aberto com valores padrão de características de cargas que podem ser alterados. Digite todas as informações solicitadas. Se tiver dúvidas sobre qualquer um dos itens, use o recurso de Ajuda on-line para obter a explicação. À medida que as cargas são informadas, ela aparecem em uma lista no lado esquerdo da tela sob o projeto no qual está trabalhando. Selecione (com o botão esquerdo do mouse) uma das cargas da lista para exibir as características de operação da carga no lado direito da tela. Clique duas vezes no ícone de uma carga para abrir o formulário de entrada para essa carga e edita-la. As informações abaixo visam ajudá-lo a entender os parâmetros de carga e a maneira como são calculados pelo GenSize.

Identifique todos os tipos e tamanhos de cargas diferentes que o grupo gerador deverá servir. Se tiver mais de uma carga de um determinado tipo e tamanho, sua entrada deverá ser feita uma única vez, a menos que você queira que cada carga tenha uma descrição diferente. A quantidade de cada carga pode ser definida na entrada da carga na seqüência de partida.

Conforme descrito mais adiante nesta seção, a Cummins Power Generation pesquisou as características de partida e operação de muitas cargas comuns e incluiu valores padrão para tais características no GenSize. Você pode usar os valores padrão ou alterar as características de sua carga, se forem diferentes. Se tiver um tipo de carga diferente do tipo identificado no GenSize, use uma carga “miscelânea” para definir os requisitos de partida e operação da carga.

Com base nas características da carga, o GenSize calcula os valores de kW de operação (RkW), kVA de operação (RkVA), kVA de partida (SkVA), kW de partida (SkW), fator de potência de partida (SPF), pico de kVA (PkVA), pico de kW (PkW) e corrente de funcionamento (Ramps). Quando são servidas cargas nãolineares, pode ser necessário superdimensionar o alternador e o GenSize calcula um valor de kW (AkW) de alternador para a carga.

Observe que na entrada de carga monofásicas para um grupo gerador trifásico, o GenSize assume que todas as cargas trifásicas serão equilibradas entre as três fases. Portanto, as cargas monofásicas são convertidas em uma carga trifásica equivalente para fins de dimensionamento. Com isto, a corrente de carga monofásica é distribuída pelas três fases de modo que a corrente de carga monofásica seja dividida por 1,73. Quando é informada uma carga monofásica para uma aplicação de grupo gerador trifásico, a corrente monofásica real é exibida no formulário de entrada de carga, mas quando a carga é inserida em um passo (a carga de passo é a carga equilibrada aplicada ao gerador), a corrente da carga de passo é convertida para a corrente trifásica equivalente.


Definição de Termos

As seguintes abreviações são usadas no GenSize para calcular os requisitos de partida e operação de cada carga, os requisitos de carga de passo e os requisitos de carga de pico de transiente. Essas abreviações são usadas em formulários de carga e relatórios da aplicação e na seguinte discussão para documentar alguns dos cálculos realizados no GenSize.


Requisitos de Operação de Carga (Operação de Alimentação Estável de Cargas Individuais)

kVA de Funcionamento (RkVA) – a carga quilovolt-ampères de funcionamento.

kW de Funcionamento (RkW) – a carga quilowatt de funcionamento.

kW do Alternador (AkW) – a capacidade do alternador fornecida para compensar (superdimensionar) a distorção não-linear.

PF de Funcionamento (RPF) – o fator de potência de funcionamento com alimentação estável da carga.

Eficiência – a relação entre energia de saída e energia de entrada.

Corrente de Funcionamento (Ramps) – a amperagem de funcionamento para uma carga ou passo.


Requisitos de Partida de Carga (Partida de Cargas Individuais)

kW de Partida (SkW) - quilowatts de partida de uma carga.

kVA de Partida (SkVA) - quilovolt-ampères de partida de uma carga.

PF de Partida (SPF) – é o fator de potência da carga no momento em que ela é inicialmente energizada ou é dada sua partida.


Requisitos de Carga de Passo Transiente (Carga Combinada em Cada Aplicação de Carga de Passo)

kW de Passo Máxima – a carga de passo máxima em kW (soma dos quilowatts de partida de cargas individuais (SkW)) no passo.

kVA de Passo Máxima – a carga de passo máxima em kVA (soma dos quilovolt-ampères de partida de cargas individuais (SkVA)) no passo.

kW de Passo Cumulativa – a kW de Passo Máxima adicionada à kW de funcionamento do passo(s) anterior.

kVA de Passo Cumulativa – a kVA de Passo Máxima adicionada à kVA de funcionamento do passo(s) anterior.

kW de Passo Efetiva – a kW de Passo Cumulativa vezes um multiplicador para levar em conta o efeito da carga reduzida devido à voltagem de saída mantida reduzida durante a carga de passo de transiente.

kVA de Passo Efetiva – a kVA de Passo Cumulativa vezes um multiplicador para levar em conta o efeito da carga reduzida devido à voltagem de saída mantida reduzida durante a carga de passo transiente.


Requisitos de Carga de Pico de Transiente (Carga Combinada para todas as Cargas que Requerem Energia de Operação Randômica de Pico)

kW de Pico (PkW) – o aumento repentino de potência em kW exigida por uma carga cíclica em sua partida, ou por outras cargas de pico como soldadores e equipamentos médicos de imagens quando são operados.

kVA de Pico (PkVA) – o aumento repentino de potência em kVA exigida por uma carga cíclica em sua partida, ou por cargas de pico como soldadores e equipamentos médicos de imagens quando são operados.

kVA de Pico Cumulativa – a kVA de Pico adicionada à kVA de funcionamento de todas as outras cargas não-pico.

kW de Pico Cumulativa – a kW de Pico adicionada à kW de funcionamento de todas as outras cargas não-pico.

kW de Pico Efetiva – a kW de Passo Cumulativa vezes um multiplicador para levar em conta o efeito da carga reduzida devido à voltagem de saída mantida reduzida durante a carga de pico transiente.

kVA de Pico Efetiva – a kVA de Pico Cumulativa vezes um multiplicador para levar em conta o efeito da carga reduzida devido à voltagem de saída mantida reduzida durante a carga de pico transiente.


Cálculos Detalhados de Cargas

Os seguintes documentos de todos os cálculos de requisitos das cargas individuais. Os requisitos de funcionamento, partida e pico de cargas são calculados para cada carga com base em características padrão de operação assumidas conforme mostradas nos formulários de entrada das cargas individuais.


Cálculos de Carga Leve

Três tipos diferentes de carga podem ser informados:

Fluorescente – Uma lâmpada de descarga de mercúrio a baixa pressão em que a maior parte da luz é emitida por uma camada excitada de material fluorescente. As mesmas características de carga são usadas para descarga ou tipos eletrônicos. Ambas são cargas não-lineares, mas o GenSize ignora a não-linearidade deste tipo de carga uma vez que esta é geralmente uma pequena parte da carga total conectada.

Incandescente – Conjuntos de lâmpadas de bulbo padrão, que usam um filamento para emitir luz.

Descarga (HID) – Lâmpadas que produzem luz pela passagem de uma corrente através de um vapor de metal; inclui luz de descarga gerada por vapor de sódio a alta pressão, haletos metálicos e vapor de mercúrio.




Cálculos de Cargas de Ar-condicionado

O GenSize simplesmente converte toneladas em HP para dimensionar cargas de ar-condicionado na razão de 2 HP/ton como uma estimativa conservativa da carga total para uma unidade de menor eficiência. Se desejar uma capacidade mais exata e souber o valor das cargas individuais de acionamento dos componentes nos equipamentos e CA, digite-os individualmente e calcule um fator de demanda para as cargas que provavelmente terão a partida simultânea.



Cálculos de Cargas de Carregadores de Baterias

Um carregador de bateria é um conjunto retificador controlado por silício (SCR) usado para carregar baterias. É uma carga não-linear que requer um alternador superdimensionado.



Cálculos de Cargas para Equipamentos Médicos de Imagens

O GenSize calcula uma queda de voltagem de pico para a ocasião em que uma carga de equipamento médico de imagem for operado. Esta queda deve ser limitada a 10% para proteger a qualidade da imagem. Se a queda de voltagem de pico for ajustada a um valor maior nos parâmetros do projeto, o GenSize automaticamente a reduzirá e lhe notificará. O grupo gerador é então dimensionado para limitar a queda de voltagem em 10% quando o equipamento médico de imagens é operado com todas as outras cargas em funcionamento. Se forem usadas várias cargas de equipamentos de imagens, a queda de voltagem de pico é calculada para a maior carga e assume que somente a maior carga será operada.

Note que o GenSize assume que o equipamento médico de imagens não é operador durante a partida das cargas, assim a queda de voltagem de partida é calculada separadamente e pode exceder 10%.



Cálculos de Cargas de Motores

Se a carga de motor for alimentada por uma unidade de velocidade variável ou de freqüência variável, ou for uma unidade de CA em um motor de CC, selecione Variable Frequency Drive (VFD) (Unidade de Freqüência Variável). Uma VFD é uma carga não-linear que requer um alternador superdimensionado para atender aos requisitos de carga de funcionamento. Selecione PWM se a VFD for do tipo de largura de pulso modulado (PWM). VFDs do tipo PWM requerem menos superdimensionamento do que tipos não-PWM.

Os requisitos de partida de motores podem ser reduzidos aplicando-se algum tipo de voltagem reduzida ou motor de partida de contato permanente. A aplicação desses dispositivos pode resultar em recomendações de grupos geradores menores. Entretanto, deve-se ter cuidado ao aplicar-se qualquer um desses métodos de partida. Antes de mais nada, o torque do motor depende da voltagem aplicada e todos esses métodos resultam em uma voltagem mais baixa durante a partida. Esses métodos de partida devem ser aplicados somente a cargas de motor de baixa inércia a menos que se possa determinar que o motor produzirá torque adequado de aceleração durante a partida. Além disso, esses métodos de partida podem produzir correntes de pico muito altas quando passam da partida ao funcionamento se a transição ocorre antes de o motor alcançar uma rotação muito próxima da rotação de operação, resultando em uma situação na qual os requisitos de partida aproximam-se de uma partida através da linha. O GenSize assume que o motor atinge a rotação próxima da rotação nominal antes de tal transição, ignorando essas condições potenciais de corrente de pico. Se o motor não atingir a rotação próxima do valor nominal antes da transição, poderá ocorrer queda excessiva de voltagem e de freqüência quando esses motores de partida forem aplicados aos grupos geradores. Se não estiver certo sobre como o motor de partida e a carga irão reagir, use a partida através da linha.

Para a partida através da linha de motores, selecione carga de baixa inércia se tiver certeza de que a carga irá requerer baixo torque de partida em baixas rotações. Isto reduzirá os requisitos de kW de partida para o grupo gerador e poderá resultar em um grupo gerador menor. Geralmente, as cargas de baixa inércia são ventiladores centrífugos e bombas. Se não estiver certo, use cargas de alta inércia (deixe a opção baixa inércia desselecionada).



Cálculos de Cargas de Bombas Contra Incêndio

O GenSize dimensionará o gerador limitando a queda de voltagem de pico a 15% na partida da bomba de incêndio, com todas as outras cargas não-pico em funcionamento. Isto é feito para atender as normas Norte-americanas de incêndio. O grupo gerador não precisa ser dimensionado para prover a kVA de “rotor travado” do motor da bomba indefinidamente. Isto resultaria num grupo gerador superdimensionado, que apresentaria problemas de manutenção e confiabilidade por ser subtilizado.

Sempre que um motor de partida de voltagem reduzida é usado para um motor de bomba de incêndio, o usuário deve considerar o dimensionamento para a partida através da linha uma vez que o controlador da bomba inclui um meio manual-mecânico, manual-elétrico ou automático para a partida da bomba através da linha no caso de falha de funcionamento do controlador. Entretanto, o GenSize não proíbe o uso motores de partida de voltagem reduzida para bombas de incêndio.



Cálculos de Cargas de UPS

Um UPS estático usa retificadores controlados por silício (SCR) ou outro dispositivo estático para converter a voltagem de CA para CC para a carga das baterias, e um inversor para converter CC em energia de CA condicionada para alimentar a carga. Um UPS é uma carga não-linear e pode requerer um alternador superdimensionado. Alguns problemas de incompatibilidade entre grupos geradores e UPSs estáticos têm levado a muitos erros conceituais sobre o dimensionamento do grupo gerador para este tipo de carga. No passado, ocorreram realmente problemas e a recomendação dos fornecedores de UPS na época era superdimensionar o grupo gerador de duas a cinco vezes o valor nominal do UPS.

Mesmo naquela época, alguns problemas persistiram e desde então os problemas de incompatibilidade foram resolvidos pela maioria dos fabricantes de UPS. É mais barato exigir do fornecedor do UPS a compatibilidade com o gerador do que superdimensioná-lo.

Se as baterias estiverem descarregadas quando o UPS estiver operando no grupo gerador, este deverá ser capaz de alimentar o retificador para a carga das baterias e o inversor para alimentar a carga. Uma segunda razão para usar a classificação plena do UPS é que podem ser incluídas cargas adicionais de UPS no futuro até o valor nominal constante da plaqueta de dados. OS fatores de dimensionamento de carga não-linear usados pelo GenSize baseiam-se no nível de harmônicos que o UPS induz na saída do Manual de Aplicação – Grupos Geradores Arrefecidos a Água gerador com o UPS totalmente carregado. Como os harmônicos aumentam com cargas mais leves, selecionar um alternador de maior capacidade ajuda a compensar este efeito.

Para vários sistemas redundantes de UPS, dimensione o grupo gerador em função das classificações nominais combinadas de cada UPSs. As aplicações de sistemas redundantes são aquelas em que um UPS é instalado para servir como reserva de outro e os dois encontram-se on-line o tempo todo com 50% ou menos de carga.

Os equipamentos de UPS geralmente têm requisitos diferentes de qualidade de energia dependendo do modo de operação. Quando o retificador está “rampeando”, podem ocorrer oscilações de voltagem e freqüência relativamente amplas sem interromper a operação do equipamento. Todavia, quando o desvio é habilitado, tanto a freqüência quanto a voltagem devem ser muito constantes, ou ocorrerá uma condição de alarme. Isto acontece quando a freqüência de entrada do UPS, que muda rapidamente, é resultado de uma mudança repentina de carga transiente em um grupo gerador. Durante este evento de transiente, os UPSs estáticos com comutadores de desvio de alimentação estável devem romper o sincronismo com a fonte e desabilitar o desvio.



Cálculos de Cargas Diversas

Veja abaixo as descrições dos tipos e cálculos que o GenSize usa para as várias cargas diversas:

Cálculos de Carga de soldador







Entrada de Cargas nos Passos

Depois de informar as cargas, você deverá inserir todas as cargas do projeto em Passos de Carga. Abra a primeira carga de passo clicando na pasta Steps (Passos) na parte esquerda da tela. Note que inicialmente, não existem cargas no Passo. A carga de seqüência de passos pode reduzir o tamanho do grupo gerador necessário quando se usa vários passos. Vários comutadores de transferência podem ser usados para conectar carga ao grupo gerador em momentos diferentes, simplesmente ajustando-se os retardos de tempo de transferência em cada comutador. Aguarde apenas alguns segundos entre os passos para que o grupo gerador estabilize com cada carga de passo.

Para inserir cargas individuais no passo, clique e arraste a carga sobre o passo. Depois de incluir a carga no passo, você poderá ajustar a quantidade de carga no passo clicando com o botão direito do mouse e selecionando Set Quantity (Ajustar Quantidade) no menu. Como alternativa, sempre que clicar e arrastar uma carga para um passo, a quantidade aumentará.

Para inserir várias cargas no passo, clique na pasta de cargas para exibir todas as cargas no lado direito da tela. Usando as teclas Shift ou Ctrl e o mouse, selecione as cargas desejadas, clique em qualquer uma das cargas selecionadas à direita e arraste para o passo.

Todas as cargas selecionadas devem aparecer no passo. Use a barra de ferramentas para incluir um ou mais passos adicionais, conforme desejar. Você poderá visualizar as cargas e os passos usando a opção View (Visualizar) do menu para saber em quais passos as cargas individuais foram colocadas ou para obter um resumo de todas as cargas em cada passo.

Considerações de Passo de Carga

Para muitas aplicações, o grupo gerador será dimensionado para ser capaz de assumir todas as cargas em um único passo. Para algumas aplicações, é mais vantajoso iniciar as cargas com os maiores requisitos de pico de partida em primeiro lugar e então, depois que tais cargas estiverem funcionando, iniciar as demais cargas em passos diferentes. A seqüência de partida das cargas também pode ser determinada por códigos nos quais as cargas de emergência devem ser as primeiras, então o equipamento standby e por fim as cargas opcionais.

O seqüenciamento de passos de partida de grupos geradores pode ser realizado com comutadores de transferência usando-se retardos de tempo de transferência, seqüenciador de cargas ou outro controlador, como um PLC. Você pode usar esta aplicação para dizer ao seu distribuidor quantos passos de partida sua aplicação requer. Lembre-se: embora haja uma seqüência inicial controlada de cargas, pode haver paradas não controladas de cargas e partidas de certas cargas, e você talvez queira verificar as cargas de pico sob tais condições.


Diretrizes de Seqüência de Passo

Partida Simultânea de Um Único Passo: Uma abordagem comumente usada é assumir que a partida de todas as cargas conectadas será feita em um único passo, independentemente do número de comutadores de transferência usados. Esta suposição resultará na escolha mais conservadora (maior) de grupo gerador.

Use a carga de um único passo a menos que sejam acrescentado outras coisas, como vários comutadores de transferência com retardos de tempo escalonado ou um seqüenciador de cargas.

Passo Único com um Fator de Diversidade: Semelhante à partida simultânea em um único passo, exceto que um fator de diversidade estimada, de talvez 80%, seja aplicado para reduzir os totais de SkVA e SkW para levar em conta outros controles de partida automática que sejam fornecidos com o equipamento de carga.

Seqüência de Vários Passos: A partida seqüenciada de cargas (onde possível) em geral permite a escolha de um grupo gerador menor. O GenSize assume que haverá um tempo adequado entre cargas de passo para que a voltagem e a freqüência do grupo gerador se estabilizem, normalmente de 5 10 segundos.


Considere o seguinte quando forem fornecidos controles ou retardos para a seqüência de passos das cargas no grupo gerador:

• Dê primeiro a partida no maior motor.

• Quando der a partida em motores que usam unidades eletrônicas (VFD ou VSD) a primeira regra do maior motor poderá não se aplicar. O uso de unidades eletrônicas para a partida e funcionamento de motores permite que o projetista controle melhor a carga real aplicada ao grupo gerador controlando a carga de corrente máxima, a taxa de aplicação da carga, etc. O que deve ser lembrado sobre essas cargas é que elas são mais sensíveis à variação de voltagem do que os motores com partida ”através da linha”.

• Carregue por último o UPS. Os UPSs são normalmente sensíveis à freqüência, especialmente à taxa de mudança da freqüência. Um grupo gerador previamente carregado será mais estável ao aceitar uma carga de UPS.


• Para cada passo, a SkW requerida é o total da RkW do(s) passo(s) anterior(es) mais a SkW para esse passo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário