...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 dezembro 2015

B. Partida de Motor com Voltagem Reduzida - Comparação de Métodos de Partida de Motor - Partida de Motor com Voltagem Plena - Partida de Motor com Autotransformador, Transição Aberta Partida - Partida de Motor com Autotransformador, Transição fechada Partida - Partida com Motor Reator, Transição Fechada Partida - Partida de Motor com Resistor, Transição Fechada Partida - Partida de Motor Estrela-Triângulo, Transição Aberta Partida - Partida do Motor com Enrolamento Parcial "Part Winding", Transição Fechada - Partida de Motores de Rotor com Enrolamento Partida - Partida de Motor Síncrono - Notas Gerais de Aplicações - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


B. Partida de Motor com Voltagem Reduzida

Embora a queda de voltagem freqüentemente cause vários problemas, uma redução controlada da voltagem nos terminais do motor pode ser benéfica quando usada para diminuir a kVA de partida de um motor em aplicações onde o torque reduzido do motor é aceitável. Reduzir a kVA de partida do motor pode diminuir o tamanho do grupo gerador necessário, diminuir a queda de voltagem e permitir uma partida mais “suave” de cargas do motor. Certifique-se, entretanto, de que o motor desenvolverá torque suficiente para acelerar a carga sob condições de voltagem reduzida. Além disso, qualquer motor de partida que faça a transição entre “partida” e “funcionamento” poderá causar uma condição de corrente de ligação quase tão grave quanto a partida "across-the-line" – a menos que o motor esteja na rotação de sincronismo, ou próximo dela, na transição. Isto poderá causar queda de voltagem inaceitável e potencialmente a queda do motor de partida.


Uma Comparação de Métodos de Partida de Motor

A Tabela 7-1 compara os efeitos da voltagem plena, autotransformador e partida resistora em um motor de 50 hp, Projeto B, Código G. Como mostra a tabela, a partida do autotransformador requer menos capacidade de partida do motor do grupo gerador. A partida resistora realmentere requer mais kW (energia do motor) do que a partida "across-the-line".




Partida de Motor com Voltagem Plena

Partida: A partida "across-the-line" de voltagem plena é típica a menos que seja necessário reduzir a kVA de partida do motor devido à capacidade limitada do grupo gerador ou ao limite de queda de voltagem durante a partida do motor. Não há limite para HP, tamanho, voltagem ou tipo de motor.

Notas de Aplicação: Este método é mais comum devido à sua simplicidade, confiabilidade e custo inicial. Observe que para a kVA e curvas de torque que a kVA de partida permanece relativamente constante até que o motor praticamente atinge a rotação plena. Note também os picos de kW em cerca de 300% da kW nominal próximo a 80% da rotação síncrona.



Partida de Motor com Autotransformador, Transição Aberta Partida: O autotransformador encontra-se no circuito somente durante a partida para reduzir a voltagem para o motor. A abertura do circuito durante a transição pode causar graves transientes, que podem causar o desarme dos disjuntores.

Notas de Aplicação: A comutação de transição aberta dos motores de partida de voltagem reduzida deve ser evitada nas aplicações de grupo gerador, especialmente quando os motores não atingem rotação plena no momento da transição. A razão disto é que o motor diminui a rotação e sai de sincronização durante a transição de comutação. O resultado é semelhante à conexão em paralelo de grupos geradores fora de fase. A kVA retriada imediatamente após a comutação pode exceder a kVA de partida. Note também que o fator de potência de partida é menor quando é utilizado um autotransformador.



Partida de Motor com Autotransformador, Transição Fechada Partida: O circuito não é interrompido durante a partida. Durante a transferência, parte do enrolamento do autotransformador permanece no circuito como um reator em série com os enrolamentos do motor.

Notas de Aplicação: A transição fechada é preferida em relação à transição aberta devido ao distúrbio elétrico menor. A comutação, entretanto, é mais cara e complexa. É o método de partida de voltagem reduzida mais utilizado para grandes motores com requisitos de baixo torque de carga, como bombas de elevação para esgotos e resfriadores. A principal vantagem é um maior torque por corrente do que com outros métodos de partida de voltagem reduzida. A operação pode ser automática e/ou remota. Note também que o fator de potência de partida é menor quando é utilizado um autotransformador.



Partida com Motor Reator, Transição Fechada Partida: A partida com reator tem a vantagem da simplicidade e da transição fechada, mas resulta em menor torque de partida por kVA do que a partida com autotransformador. O torque relativo, contudo, aumenta à medida que o motor acelera.

Notas de Aplicação: Em geral, a partida com reator não é usada exceto para motores grandes de alta voltagem ou alta corrente. Os reatores devem ser dimensionados em função da potência (HP) e da voltagem e podem ter disponibilidade limitada. Normalmente, o custo de partida com reator é maior do que da partida com autotransformador para motores menores, mas é mais simples e menos cara para grandes motores. O fator de potência de partida é excepcionalmente baixo. A partida com reator permite uma partida mais suave com praticamente nenhum distúrbio perceptível de transação e é bem adequada para aplicações como bombas centrífugas e ou ventiladores.



Partida de Motor com Resistor, Transição Fechada Partida: A partida com resistor é usada ocasionalmente para pequenos motores onde são necessários vários passos de partida e não é permitida a abertura dos circuitos do motor entre passos.

Notas de Aplicação: Também disponível como um motor de partida de transição sem passo que fornece uma partida mais suave. A partida com resistor é geralmente a mais barata para pequenos motores. Fornece aceleração mais rápida de cargas devido ao aumento de voltagem com a diminuição da corrente. Possui um fator de potência de partida maior.




Partida de Motor Estrela-Triângulo, Transição Aberta Partida: A partida Estrela-Triângulo não requer autotransformador, reator ou resistor. O motor parte com conexão em estrela e funciona com conexão em triângulo.

Notas de Aplicação: Este método de partida está tornando-se mais popular em aplicações são aceitáveis torques mais baixos de partida. Este método apresenta as seguintes vantagens:

1. Transição aberta. A transição fechada está disponível a um custo extra.

2. Baixo torque.

3. Nenhuma vantagem quando o motor é alimentado por  em grupo gerador a menos que o motor atinja a rotação síncrona antes da comutação. Em aplicações onde o motor não alcança a rotação síncrona, o grupo gerador deve ser dimensionado para atender o pico.




Partida do Motor com Enrolamento Parcial "Part Winding", Transição Fechada

Partida: A partida do motor com enrolamento parcial é mais barata porque não requer autotransformador, reator ou resistor e usa a comutação simples. Disponível em dois ou mais passos de carga dependendo do tamanho, rotação e voltagem do motor.

Notas de Aplicação: Fornece automaticamente a transição fechada. Primeiro, um enrolamento é conectado à linha; depois de um certo tempo, o segundo enrolamento é conectado em paralelo com o primeiro. O torque de partida é baixo e fixado pelo fabricante do motor. O objetivo da partida com enrolamento parcial não é reduzir a corrente de partida, mas fornecer corrente de partida em incrementos menores. Não haverá vantagem deste método se o motor for alimentado por um grupo gerador a menos que o motor possa atingir a rotação síncrona antes da transição para a linha.



Partida de Motores de Rotor com Enrolamento Partida: Um motor de rotor com enrolamento pode ter o mesmo torque de partida que um motor tipo gaiola de esquilo mas com menos corrente. A diferença entre este motor e os tipos gaiola de esquilo está apenas no rotor. Um motor tipo gaiola de esquilo possui barras de curto circuito, enquanto um motor de rotor com enrolamento tem enrolamentos, geralmente de três fases.

Notas de Aplicação: A corrente de partida, o torque e as características de rotação podem ser alteradas conectando-se a quantidade correta de resistência externa no rotor. Geralmente, os motores de rotor com enrolamento são ajustados de modo que a kVA de partida seja cerca de 1,5 vezes a kVA de funcionamento. Este é o tipo de motor mais simples para a partida de um grupo gerador.




Partida de Motor Síncrono

Partida: Os motores síncronos podem usar a maioria dos métodos de partida vistos acima. Os motores síncronos com capacidade nominal de 20 HP ou mais possuem características de partida semelhantes às dos motores de rotor com enrolamento.

Notas de Aplicação: Os motores síncronos ocupam uma classe própria. Não há padrões de desempenho, tamanho da estrutura ou conexões. Os motores com capacidade nominal de 30 HP ou menos têm altas correntes de rotor travado. Eles podem ser usados em aplicações onde é desejada a correção do fator de potência. (Use a letra padrão de código se a letra real não for conhecida.)


Notas Gerais de Aplicações

Se o motor de partida de voltagem reduzida possuir um ajuste de tempo ou taxa, ajuste os parâmetros para obter cerca de dois segundos entre as derivações. Isto fornece tempo para que o motor aproxime-se da rotação nominal e, assim, reduza a kVA de pico no momento da comutação, como mostra a figura abaixo. Note que no ajuste mínimo não há melhora significativa em relação à partida de voltagem plena.

Em algumas aplicações, a corrente de ligação é tão baixa que o eixo do motor não começará a girar na primeira derivação, talvez nem mesmo na segunda. Para essas aplicações, há pouca redução da kVA de partida do ponto de vista do grupo gerador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário