...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

10 novembro 2015

Proteção contra Falhas e Corrente Excessiva nos Grupos Geradores - Dimensionamento de um Disjuntor da Linha Principal do Gerador - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Proteção contra Falhas e Corrente Excessiva nos Grupos Geradores

Dimensionamento de um Disjuntor da Linha Principal do Gerador

O dimensionamento de um disjuntor da linha principal do gerador geralmente segue uma destas abordagens:

A abordagem mais comum é dimensionar o disjuntor com a mesma classificação ou na classificação imediatamente após a classificação de corrente com carga plena do gerador. Por exemplo, um disjuntor de 800 ampères deverá ser selecionado para um gerador com uma classificação de corrente com carga plena de 751 ampères. A principal vantagem desta abordagem é o custo; os cabos e o painel de distribuição ou o comutador de transferência podem ser dimensionados na classificação do disjuntor de 800 ampères. Se o disjuntor for classificado na forma padrão (80% contínua), ele poderá abrir automaticamente em níveis abaixo da classificação de corrente com carga plena do gerador. Entretanto, o grupo gerador provavelmente não irá operar próximo ou na kW de carga plena e no fator de potência nominal o tempo suficiente para desarmar o disjuntor em uso. Como alternativa, pode ser utilizado um disjuntor de 800 ampères classificado em 100% que fornecerá continuamente os 800 ampères.

Uma segunda abordagem para o uso de disjuntores padrão (80% contínua) é superdimensionar o disjuntor em 1,25 vezes a corrente de carga plena do gerador. Por exemplo, para um gerador com classificação de corrente de carga plena de 751 ampères, deveria ser selecionado um disjuntor de 1000 ampères (751 ampères x 1,25 = 939 ampères; a classificação de disjuntor imediatamente acima é igual a 1000 ampères). Um disjuntor selecionado desta forma não deverá desarmar sob carga plena em kW no fator de potência nominal (kVA nominal). A desvantagem deste método é que os cabos e o painel de distribuição ou o comutador de transferência deverão ser dimensionados em pelo menos 1000 ampères.

Uma terceira abordagem é dimensionar os disjuntores em função dos cálculos para um alimentador e seu dispositivo de sobrecorrente – sabendo-se que o principal objetivo dos disjuntores é proteger os condutores de alimentação. As classificações de amperagem do alimentador e do dispositivo de sobrecorrente são calculadas somando-se as correntes de carga do circuito de ramificações multiplicadas por um fator de demanda (FD) permitido pelas normas elétricas aplicáveis. Sem considerar capacidades futuras, a amperagem mínima do alimentador exigida para uma aplicação típica de grupo gerador envolvendo cargas de motores e de não-motores devem ser iguais ou exceder:

• 1,25 x corrente da carga não-motor contínua, mais
• 1,00 x FD (fator de demanda) x corrente da carga não-motor e não-contínua, mais
• 1,25 x a maior corrente de motor com carga plena, mais
• 1,00 x soma das correntes com carga plena de todos os outros motores.


Como o grupo gerador é dimensionado para cargas de partida (avalanche) e de operação, e também para incluir capacidades futuras, a corrente do grupo gerador com carga plena pode ser maior do que a amperagem calculada dos condutores de alimentação do gerador e dos disjuntores.

Se este for o caso, considere o aumento da amperagem dos condutores de alimentação e da classificação dos disjuntores de modo que os disjuntores não desarmem com a corrente de carga plena indicada na plaqueta de identificação do gerador. Isto também deverá permitir o aumento de capacidade futura para incluir circuitos de ramificações.


NOTA: Um teste estendido com carga plena pode desarmar um disjuntor de linha principal dimensionado na ou abaixo da classificação de corrente com carga plena do grupo gerador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário