...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

10 novembro 2015

Fontes de Grupos Geradores - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


Fontes de Grupos Geradores

Quando a energia do sistema de emergência é fornecida por um grupo gerador, é necessário incluir disjuntores de ramificações (geralmente do tipo de carcaça moldada) com uma alta probabilidade de desarme, independentemente do tipo de falha que possa ocorrer em um circuito de ramificação.

Quando um grupo gerador está sujeito a uma falha fase terra, ou a algumas falhas fase-a-fase, ele fornecerá várias vezes mais corrente do que a corrente nominal, independentemente do tipo do sistema de excitação.

Geralmente, isto desarma o elemento magnético de um disjuntor de ramificação e elimina a falha. Com um grupo gerador auto-excitado, existem exemplos de falhas trifásicas e certas falhas fase-fase onde a corrente de saída do gerador aumentará inicialmente para um valor cerca de 10 vezes a corrente nominal e então cairá rapidamente para um valor bem abaixo da corrente nominal em alguns ciclos.

Com um grupo gerador sustentado (PMG), as correntes iniciais de falha são as mesmas, porém a corrente cai para um valor de corrente de curto-circuito sustentado variando de aproximadamente 3 vezes a corrente nominal de uma falha trifásica para aproximadamente 7-1/2 vezes a corrente nominal de uma falha de fase-terra.

A queda na corrente de falha de um gerador auto-excitado requer que os disjuntores de ramificações destravem e abram em 0,025 segundos nos quais flui a corrente máxima. Um disjuntor de ramificação que não desarme e isole uma falha pode fazer o gerador auto-excitado colapsar, interrompendo a energia para as ramificações sem falhas do sistema de emergência. Um gerador sustentado (PMG) não colapsa e tem a vantagem de fornecer aproximadamente três vezes a corrente nominal durante vários segundos que deverão ser suficiente para o rearme dos disjuntores de ramificações.

Utilizando as classificações de corrente de carga plena do grupo gerador e do disjuntor da ramificação, o método a seguir determina se um disjuntor de ramificação desarmará em uma falha trifásica ou simétrica de fase-a-fase. O método determina apenas se o desarme é possível sob condições de curto-circuito com a corrente de falha disponível, e não garante o desarme para todos os valores de corrente de falha (falhas em arco, por exemplo, onde a impedância da falha é alta).

Como a maioria das tabelas de disjuntores indica a corrente como uma porcentagem da classificação do disjuntor, a corrente de falha disponível deve ser convertida em uma porcentagem da classificação do disjuntor. Use a fórmula abaixo para determinar a corrente de falha disponível como porcentagem da classificação do disjuntor (CB) para um gerador de CA capaz de fornecer inicialmente 10 vezes a corrente nominal (X”d = 0,10), ignorando a impedância do circuito entre o gerador e o disjuntor:


Considere o efeito de uma falha (curto-circuito) em um disjuntor de ramificação de 100 ampères quando a energia é fornecida por um grupo gerador com uma corrente nominal de 347 ampères. Neste exemplo, independentemente do sistema de excitação, a corrente de falha disponível para os primeiros 0,025 segundos é:



Se o gerador de CA for tal que possa sustentar três vezes a corrente nominal, use a seguinte fórmula para calcular a corrente aproximada como porcentagem da classificação do disjuntor:





  
A aplicação do gerador, seu sistema de excitação e a voltagem de operação determinam a duração da proteção contra sobrecarga dos geradores e dispositivos de proteção utilizados.


NOTA: A discussão a seguir aplica-se à instalações de um único circuito, 2000 kW e menores. Consulte o manual T-016 da Cummins Power Generation sobre Paralelismo e Chaves Seletoras de Paralelismo para obter os requisitos de proteção de vários geradores em paralelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário