19 setembro 2015

Projeto preliminar - Visão Geral - Requisitos de energia - Requisitos Gerais e Específicos - Iluminação - Energia de Controle - Transporte - Sistemas Mecânicos - Aquecimento - Refrigeração - Produção - Refrigeração de Ambientes - Proteção Contra Fogo - Processamento de Dados - Suporte à Vida - Sistemas de Comunicações - Sistemas de Sinalização - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins

PROJETO PRELIMINAR

Visão Geral

O projeto da instalação de um grupo gerador requer considerações sobre os requisitos de equipamentos e instalação. Estes variam dependendo da razão para se instalar o grupo gerador e de seu uso pretendido. A revisão e o entendimento dessas razões são um ponto de partida apropriado para o projeto do sistema e a escolha dos equipamentos.


Requisitos de Energia

Requisitos Gerais

A necessidade de geração local de eletricidade de emergência e standby geralmente é definida por instalações obrigatórias de recursos para atender requisitos de normas de edifícios e/ou o risco de perdas financeiras que podem resultar da falta de energia elétrica.

As instalações obrigatórias para energia de emergência e standby decorrem dos requisitos das normas de edifícios definidos por autoridades federais, estaduais, municipais ou outros órgãos governamentais. Essas instalações são justificadas em função da segurança da vida humana, onde a perda da energia normal pode criar riscos contra a vida ou a saúde de pessoas. As instalações voluntárias de energia standby por razões econômicas normalmente são justificadas por uma redução no risco de perdas de serviços, dados ou outros ativos valiosos. As instalações obrigatórias e voluntárias de geração local de energia podem ser justificadas pelas reduções nos preços de carga oferecidas pela concessionária de energia elétrica, e podem ser servidas pelo mesmo sistema de geração local, desde que as necessidades de segurança à vida tenham prioridade, o que pode ser obtido em função da capacidade do gerador e dos arranjos de transferência de carga.


Requisitos Específicos

Uma ampla gama de requisitos específicos resultará na necessidade de sistemas de geração local de energia elétrica. Veja abaixo algumas dessas necessidades.

Iluminação: Iluminação de saídas de emergência, sinais luminosos de saída, iluminação de segurança, luzes de advertência, iluminação da sala de operação, iluminação interna de elevadores, iluminação da sala do gerador, etc.

Energia de Controle: Energia de controle para caldeiras, compressores de ar e outros equipamentos com funções críticas.

Transporte: Elevadores para uso do Corpo de Bombeiros.

Sistemas Mecânicos: Controle de fumaça e ventiladores de pressurização, tratamento de águas servidas, etc.

Aquecimento: Aquecimento de processos críticos.

Refrigeração: Bancos de sangue, armazenamento de alimentos, etc.

Produção: Energia para processos críticos de laboratórios, processos de produção farmacêutica, etc.

Refrigeração de Ambientes: Refrigeração de salas de equipamentos de computação, refrigeração e aquecimento para pessoas que requerem cuidados especiais, ventilação de ambientes perigosos, ventilação de poluentes ou contaminação biológica, etc.

Proteção Contra Fogo: Bombas de incêndio, alarme e sinalização.

Processamento de Dados: Sistemas UPS e refrigeração para evitar perda de dados, perda de memória, destruição de programas.

Suporte à Vida: Hospitais, enfermarias e outras instalações de cuidados.

Sistemas de Comunicações: Serviços telefônicos de emergência, como polícia e Corpo de Bombeiros, sistemas de antenas de edifícios públicos, etc.

Sistemas de Sinalização: Controle de tráfego ferroviário, marítimo e aeronáutico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário