19 setembro 2015

O Diagrama de Uma Linha - Diretrizes para Classificação de Energia de Grupos Geradores - Cummins Power Generation - Classificação de Energia Standby - Classificação de Energia Prime - Energia Prime com Tempo Ilimitado de Funcionamento - Energia Prime com Tempo de Funcionamento Limitado - Tabela Classificação de Energia Standby - Tabela Energia Prime de Funcionamento por Tempo Limitado - Tabela Classificação de Energia Prime de Funcionamento por Tempo Limitado - Tabela Energia de Carga Básica - Manual de Aplicação - Grupos Geradores Arrefecidos a Água T-030d-07 08/03 - Cummins


O Diagrama de Uma Linha

Um diagrama de uma linha do sistema elétrico é um elemento importante para se entender o sistema e o arranjo das conexões. Ele pode ser especialmente crítico para transmitir informações durante o planejamento, a instalação, a partida inicial e/ou a  manutenção do sistema. Estes diagramas evidenciam os principais componentes tais como geradores, equipamentos de comutação de energia, relés de proteção, proteção contra sobre corrente e o esquema geral de conexões. Um diagrama de uma linha deve ser desenvolvido tão cedo quanto possível no planejamento do projeto para auxiliar no desenho do sistema. A Figura 2-1 representa um diagrama típico de uma linha de um sistema básico de geração de energia.


Diretrizes para Classificação de Energia de Grupos Geradores

A classificação de energia de um grupo gerador é publicada pelo fabricante. As classificações descrevem as condições de carga máxima permitida em um grupo gerador. O grupo gerador fornecerá desempenho e vida (tempo entre revisões) aceitáveis quando usado de acordo com as classificações publicadas. Também é importante operar os grupos geradores com carga mínima suficiente para atingir temperaturas normais e queima apropriada do combustível.

A Cummins Power Generation recomenda que um grupo gerador seja operado a pelo menos 30% da classificação indicada na plaqueta de identificação.

Os tópicos a seguir descrevem os tipos de classificações utilizadas pela Cummins Power Generation. As Figuras 2-2 a 2-5 mostram os níveis de carga (P1, P2, P3, etc.) e o tempo nesses níveis de carga (T1, T2, T3, etc.) sob as várias classificações.


Classificação de Energia Standby

A classificação de energia standby é usada em aplicações de emergência onde a energia é fornecida durante a interrupção da energia normal. Não há nenhuma capacidade de sobrecarga sustentada disponível para esta classificação. (Equivalente à Energia de Parada por Falta de Combustível de acordo com as normas ISO3046, AS2789, DIN6271 e BS5514). 

Esta classificação é utilizada em instalações servidas por uma fonte normal e confiável de energia, e aplica-se somente a cargas variáveis com um fator de carga média de 80% da classificação standby durante um tempo máximo de 200 horas de operação por ano, e um tempo máximo de 25 horas por ano a 100% de sua classificação standby. 

A classificação de energia Prime deve ser usada em instalações onde a operação excede 200 horas por ano com carga variável ou 25 horas por ano a 100% da classificação. 

A classificação standby é utilizada somente para aplicações de emergência e standby onde o grupo gerador serve como reserva da fonte normal de energia. Com esta classificação, não é permitida nenhuma operação sustentada em paralelo com a fonte normal de energia. Para aplicações que requerem operação sustentada em paralelo com a fonte normal, devem ser utilizadas as classificações de energia prime ou de carga básica.


Classificação de Energia Prime

A classificação de energia prime é aplicada no fornecimento de energia elétrica no lugar da energia adquirida comercialmente. O número de horas de operação permitido por ano é ilimitado para aplicações de carga variável, porém é limitado para aplicações de carga constante, como descrito abaixo. (Equivalente à Energia Prime de acordo com a norma ISO8528 e à Energia de Sobrecarga de acordo com as normas ISO3046, AS2789, DIN6271 e BS5514.)

Energia Prime com Tempo Ilimitado de Funcionamento:energia prime está disponível por um número ilimitado de horas de operação anual em aplicações de carga variável.

Aplicações que requerem qualquer operação em paralelo com a fonte normal de energia com carga constante estão sujeitas às limitações de tempo de funcionamento. Em aplicações com carga variável, o fator de carga média não deve exceder 70% da Classificação de Energia Prime. 

Uma capacidade de sobrecarga de 10% está disponível por um período de 1 hora dentro de um período de 12 horas de operação, porém não deverá exceder 25 horas por ano. O tempo total de operação na Classificação de Energia Prime não deve exceder 500 horas por ano.

Energia Prime com Tempo de Funcionamento Limitado:energia prime está disponível por um número limitado de horas de operação anual em aplicações com carga constante como de energia interrompível, redução de carga, corte de pico e outras aplicações que em geral envolvem a operação em paralelo com a fonte normal de energia. Os grupos geradores podem operar em paralelo com a fonte normal de energia em até 750 horas por ano em níveis de energia que não excedam a Classificação de Energia Prime.

Deve-se notar que a vida do motor será reduzida pela operação constante sob carga alta. Qualquer aplicação que requeira mais de 750 horas de operação por ano na Classificação de Energia Prime deverá utilizar a Classificação de Energia de Carga Básica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário