06 setembro 2015

Fases do desastre - Antes do desastre - Durante o desastre - Depois do desastre - Interação entre etapas e as fases - Etapas do Desastre - MANUAL DE PLANEJAMENTO DE EMERGÊNCIA


Fases do desastre


Antes do desastre

É a fase prévia ao desastre que engloba as atividades que correspondem as etapas de Prevenção, Mitigação, Preparo e Alerta. Com isto se busca:

1. Prevenir para evitar que ocorram danos maiores no impacto do desastres;

2. Mitigar para diminuir o impacto do mesmo, já que algumas vezes não é possível evitar sua ocorrência, como no caso das erupções vulcânicas, terremotos, inundações ou secas;

3. Preparar para organizar e planificar as ações de resposta;

4. Alertar para notificar formalmente a presença iminente de um perigo.


Durante o desastre

Nesta fase se executam as atividades de resposta durante o período de emergência ou imediatamente depois de decorrido o evento, estas atividades incluem a evacuação da comunidade afetada, a assistência, a abrigagem, a busca e o resgate. Também se iniciam ações com a finalidade de restaurar os serviços básicos e de reparar certa infra-estrutura vital na comunidade afetada.

Na maioria dos desastres este período passa muito rápido, exceto em alguns casos como a seca, a fome, e os conflitos civis e militares. Nestes casos este período se poderia prolongar por certo tempo.


Depois do desastre

Esta fase corresponde todas aquelas atividades que se realizam posteriormente ao desastre.


Em geral se orientam ao processo de recuperação a médio e longo prazo. Esta fase se divide em reabilitação e reconstrução. Com isto se busca:

- Restabelecer os serviços vitais indispensáveis e o sistema de abastecimento da comunidade afetada;

- Reparar a infra-estrutura afetada e restaurar o sistema produtivo com vista a revitalizar a economia;

- As atividades que se realizam em cada uma das etapas se caracterizam por manter uma interação, desta forma poderíamos concluir que os resultados que se obtenham em uma etapa está determinado pelo trabalho realizado em etapas anteriores.


Interação entre etapas e as fases

Existe uma estreita interdependência entre as atividade das etapas e das fases do desastre, situação que não permite delimitar com exatidão cada uma delas.

O anterior obedece ao fato de que não existe precisão nem no começo nem no final, de forma que o modo escolhido seja um ciclo.

Deve-se entender que esta divisão é somente para efeitos de estudo e análise, de forma que nem sempre se ajustará a realidade do desastre, pois cada um é diferente do outro por suas características particulares.


Etapas do desastre


As etapas são as atividades específicas que se realizam antes, durante e depois do desastre com a finalidade de facilitar uma melhor definição e organização das ações que devem se realizar em todo o processo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário