05 setembro 2015

6. HALIFAX, NOVA ESCÓCIA – 1917 - OS 10 INCÊNDIOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO



A maioria das pessoas nunca ouviu falar deste evento, pois ocorreu durante a guerra e por isso foi, em grande parte, mantido longe da imprensa por censores do tempo de guerra. Mas porto de Halifax, Nova Escócia, foi o cenário da maior explosão acidental feito pelo homem, na história. 

Na manhã de 06 de dezembro de 1917, quando o navio de carga Mont-Blanc, carregado com munições com destino à guerra na Europa, colidiu com um cargueiro norueguês nos estreitos do porto de Halifax e pegou fogo, resultando em uma explosão tão poderosa (as estimativas são de que ele explodiu com uma força de três quilotons de TNT) que provocou um tsunami no porto e um onda de pressão de ar que estalou árvores, trilhos de ferro dobradas, demoliu edifícios, navios aterrados, e levou fragmentos do Mont-Blanc por milhas em todas as direções. 

Para piorar a situação, no dia seguinte, uma nevasca atingiu a cidade, o que impediu os esforços para resgatar pessoas de suas casas desabadas. 

Estima-se que o número de mortos foi de 2.000 pessoas ou mais. Ele também deixou mais de 9 mil feridos e grande parte da cidade em ruínas, deixando porto de Halifax inutilizável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário