05 setembro 2015

2. CHICAGO – 1871 - OS 10 INCÊNDIOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO





O desastre em Chicago deixou mais de 17 mil estruturas queimadas e 90 mil pessoas desabrigadas. Felizmente, espalhou-se lentamente, o suficiente para que menos de 300 pessoas morressem nas chamas. 

Mas isso é de pouco consolo para aqueles que foram forçados a enfrentar um inverno frio, sem abrigo. Enquanto não há dúvida de que o incêndio começou em um celeiro na propriedade O’Leary, na rua DeKoven 137, não há nenhuma evidência de que foi causado por uma vaca de uma pobre mulher que teria chutado uma lanterna no celeiro. (Essa história foi inventada por um repórter de jornal que mais tarde admitiu que ele fez isso porque pensou que seria uma hipótese exemplar). 

Em todo caso, como o fogo de Londres de 1666, o fogo abriu o caminho para uma nova e melhorada Chicago, que renasceu das cinzas e dentro de poucas décadas, tornou-se a grande metrópole que é hoje. 

Também passou por reformas muito necessárias de combate a incêndios que um dia fariam do corpo de bombeiros de Chicago, um dos melhores do país e seria um modelo pelo qual os outros grandes corpos municipais de bombeiros iriam se basear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário