18.7.15

Válvulas - Tubulação com válvula de retenção - Bloqueador para válvulas - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Válvulas

As válvulas utilizadas nas tubulações dos sistemas de combate a incêndio são válvulas de bloqueio, ou seja, válvulas que permitem o controle ou o bloqueio do fluxo de água no interior da tubulação. Nas tubulações de abastecimento de água para os sistemas de hidrantes e mangotinhos, é recomendada a instalação desse tipo de válvula em posições estratégicas – previstas no projeto hidráulico –, pois, quando houver a necessidade de manutenção em determinado trecho da malha hidráulica, este poderá ser fechado sem comprometer o abastecimento para o restante do sistema (Figura 4.5).

As válvulas que cortam o abastecimento de água para qualquer trecho do sistema, quando forem fechadas, devem indicar tal posição. Dessa forma, será fácil saber que a válvula está fechada, comprometendo o abastecimento do sistema de combate a incêndio.

Para evitar que válvulas do sistema de combate a incêndio sejam fechadas por descuido, é recomendada a utilização de dispositivos de travamento (Figura 4.6) para mantê-las na posição aberta, sendo fechadas somente quando houver necessidade de manutenção do trecho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário