18.7.15

Sistema de iluminação de emergência - NBR 10898/1999 - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Sistema de iluminação de emergência

O sistema de iluminação de emergência é um sistema automático de iluminação, acionado por baterias ou por outro sistema gerador independente, que serve para clarear os ambientes de trabalho e as rotas de fuga no caso de acontecer incidentes em que o sistema principal de energia falhe ou que seja preciso desligá-lo. Esse sistema é muito importante, pois, no caso de falta de energia em ambientes menos iluminados, os trabalhadores poderão visualizar as rotas de fuga e evacuarem os locais, desviando de possíveis obstáculos no percurso que podem causar acidentes como batidas, quedas involuntárias, entre outros.


Segundo a NBR 10898/1999, os sistemas de iluminação de emergência devem:

a) Permitir o controle visual das áreas abandonadas para localizar pessoas impedidas de locomover-se;

b) Manter a segurança patrimonial para facilitar a localização de estranhos, nas áreas de segurança, pelo pessoal da intervenção;

c) Sinalizar as rotas de fuga utilizáveis no momento do abandono do local;

d) Sinalizar o topo do prédio para a aviação comercial.


O tempo de funcionamento do sistema de iluminação de emergência deve prever o tempo necessário para a evacuação total do estabelecimento e deve ser suficiente para que o pessoal da segurança possa realizar o resgate de pessoas, caso haja necessidade. O sistema de iluminação de emergência deve ser projetado e executado por pessoa tecnicamente capacitada, seguindo as recomendações da NBR 10898:1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário