18.7.15

Determinação da quantidade de extintores - Extintores portáteis - Extintores sobre rodas - Carga nominal e capacidade extintora - Capacidade extintora mínima e distância máxima a ser percorrida para fogo classe A - Área máxima a ser protegida por extintor da classe A (m2) - Capacidade extintora mínima e distância máxima a ser percorrida para fogo classe B e D - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Determinação da quantidade de extintores

Para fazermos o projeto e a distribuição dos extintores de incêndio, é importante sabermos a diferença que existe entre os equipamentos de combate ao fogo. Segundo a NBR 12693:2010, os extintores de incêndio são classificados de acordo com a massa total do extintor. Faz parte da massa total do extintor: o recipiente, o agente extintor e os acessórios. Ao levar em consideração esses itens, os extintores de incêndio são classificados como:

Extintores portáteis;

• Extintores sobre rodas.


São considerados extintores portáteis aqueles equipamentos com massa total até 20 kg. Os extintores sobre rodas são aqueles manuseados e transportados por um único operador e que têm massa total superior entre 20 kg e 250 kg.

Outros dois fatores importantes para a realização do projeto são: a determinação da carga nominal e a capacidade extintora equivalente dos extintores de incêndio. A carga nominal de um extintor de incêndio é definida como a quantidade de agente extintor presente dentro dele e é medida em litros ou quilogramas.

A capacidade extintora mínima é definida como sendo a quantidade necessária de agente extintor (presente em um só ou em vários extintores) capaz de suprimir um princípio de incêndio. Essa quantidade é determinada a partir de testes em laboratório. 


A capacidade extintora deve respeitar a quantidade estabelecida pela NBR 12693:2010, reproduzida a seguir:



Além da determinação da capacidade extintora necessária e da unidade extintora, é importante a determinação da área máxima a ser protegida pelo extintor e a distância máxima a ser percorrida pelo operador até o local onde se encontra o extintor.

a) Determinação da capacidade extintora mínima e da distância a ser percorrida por extintores para a classe de fogo A:



Como a NBR 12693, em sua redação de 2010, não faz mais referência à área máxima a ser protegida por extintor de incêndio da classe A, optou-se por usar, como referência para o cálculo estimado da quantidade de extintores necessários por área, a tabela que anteriormente era recomendada na NBR 12693:1993 (Quadro 3.6):



b) Capacidade extintora mínima e distância máxima a ser percorrida por extintores para fogo classe B (Quadro 3.7):



c) Determinação da capacidade extintora e da distância a ser percorrida por extintores para fogo da classe C.

Nesse tipo de classe de fogo, devemos ter o cuidado de não utilizarmos agentes extintores condutores de eletricidade. A escolha do agente extintor deve levar em consideração se, no momento do combate, o equipamento está energizado ou não, pois, quando este não está energizado, adquire características de fogo classe A e assim deverá ser considerado. Se o equipamento estiver energizado, a quantidade de agente extintor e a distância a ser percorrida segue a mesma tabela para fogo classe B.


d) Determinação da capacidade extintora, do tipo de agente extintor e da distância a ser percorrida por extintores para fogo classe D.


A redação atual da NBR 12693:2010 não faz menção a esta classe de fogo. Portanto, o mais recomendado, para se determinar o tipo de agente extintor e a quantidade, é fazer uma consulta prévia a um fabricante de agentes extintores e, com ele, estabelecer o tipo mais adequado para o metal combustível presente no setor. A distância a ser percorrida pelo operador do extintor, para essa classe de incêndio, é de, no máximo, 20 metros, conforme a NBR 12693:1993.


6 comentários:

  1. então , tenho subestações para adequar , como saber quantos e quais tipos de extintores devo solicitar nela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anônimo...
      É só seguir as regras da ABNT-NBR 13231, explicação mais detalhada no endereço:
      https://pt.slideshare.net/heitorgalvao1/preveno-e-combate-a-incndios
      Abração e obrigado pela visita...

      Excluir
  2. numa loja de 30 de fundura com 6 metros de largura...sao quantos extintores pra colocar?

    ResponderExcluir
  3. numa loja de 30 de fundura com 6 metros de largura...sao quantos extintores pra colocar?

    ResponderExcluir