...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 junho 2015

Pista Para Nível Intermediário - Profundidade - Dimensões - Cantoneiras de reforço - Volume de líquido combustível - Pista com uso de hidrantes - Pista em cruz - Pista em “T” - Pista em “S” - Pista em “I” - Pista em “U” - Tabela de Outras formas de obstáculos - Como construir uma pista de treinamento com obstáculos para Brigadistas e Bombeiros - MANUAL DE TREINAMENTO PRÁTICO DE BRIGADA DE INCÊNDIO


Pista Para Nível Intermediário

São pistas onde os simuladores podem ser combatidos com unidades extintoras de capacitação 2B, 5B, 10B e 20B. Os obstáculos para treino intermediário devem ser construídos conforme a tabela 1 da NBR 9444, como exemplo ilustrativo demonstraremos o recipiente 20B, que deve ter as seguintes especificações:

a) profundidade de 300 milímetros;



b) dimensões de 2,156m X 2,156m;




c) cantoneiras de reforço de 38,1 X 38,1 X 4,8 milímetros;





d) volume de líquido combustível;

A lâmina de líquidos inflamáveis deve ficar a 150 mm da borda superior, sendo que sua espessura dentro da bandeja deve ser de 50 mm no mínimo, como a profundidade desta é de 300 mm, pode ser acrescentada água, para nivelar os outros 100 mm. O volume será a área do recipiente 4,65m² multiplicado por 0,05m (espessura do líquido), que é igual a 234 litros de líquidos inflamáveis.


Pista com Uso de Hidrantes

Para o uso de hidrantes, quando necessário na formação dos alunos, a pista deverá possuir no mínimo mais dois obstáculos, com a área e volume iguais ao citados na tabela 1, porém com formas diversas, conforme exemplo abaixo :

1) pista em cruz;

2) pista em “T”;

3) pista em “S”;

4) pista em “I”;

5) pista em “U”.


6) Outras formas de obstáculos, porém respeitando a área entre 0,45 m² e 4,65m² e o volume de líquidos inflamáveis entre 23,5 e 245 litros, conforme tabela 1.



e) tipo de material

Podem ser utilizados obstáculos de alvenaria ou concreto desde que impermeabilizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário