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04 junho 2015

COMO AGEM OS LÍDERES - QUALIDADES POSITIVAS DO LÍDER - QUALIDADES INTELECTIVAS - Inteligência - Inteligência rápida.- Inteligência penetrante - Inteligência acolhedora - Poder de síntese - Espírito crítico - Noções gerais sobre as funções essenciais da empresa - QUALIDADES MORAIS - PSICOLÓGICAS - SOCIAIS - FÍSICAS - CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA HUMANA - NORMAS GERAIS PARA SE DAR ORDEM - COMO DEVEM SER AS ORDENS - MANUAL DE LIDERANÇA


COMO AGEM OS LÍDERES

. Influenciam as outras pessoas do grupo, multiplicando iniciativas e comportamentos positivos.

. Colocam o cliente em primeiro lugar.


. Acreditam nos mandamento da Qualidade Total, que é trazer o poder do cliente para dentro da empresa, um novo paradigma atingindo os valores objetivos (tangíveis) e subjetivos (intangíveis) do cliente (“A única coisa que importa” - Karl Albrecht).

. Investem tempo com os clientes e são seus porta-vozes.

. Promovem e divulgam a Visão de Futuro da organização.

. Admitem o que não sabem e procuram apreender.

. Acreditam e investem no pessoal. Treinam, educam, preparam e ajudam as pessoas a obter desempenho sempre melhor. Fazem a equipe funcionar.

. Líderes praticam o que dizem, dão exemplo. Estão sempre dispostos a “por a mão na massa”, e estimulam a criação de novos líderes.


QUALIDADES POSITIVAS DO LÍDER


QUALIDADES INTELECTIVAS


. Inteligência: saber raciocinar logicamente, apreender os problemas, dominar os assuntos são potencialidades inerentes à inteligência.


Vale a pena dividir em três tipos:

inteligência rápida – ante um problema, compreende-o, localizando, de plano, a solução;

inteligência penetrante – ser capaz de dissecar os problemas integrados em conjunto;

inteligência acolhedora – ser capaz de aceitar as idéias dos demais, aproveitando ou modificando as que forem interessantes.

. Poder de síntese: saber transmitir idéias e ordens de maneira clara e simples.

. Espírito crítico: para apreciar e julgar os fatos com discernimento. Deve ser imparcial e autocrítico.

. Noções gerais sobre as funções essenciais da empresa: necessárias uma vez que a empresa funciona como um todo orgânico, havendo relação definida e operacional entre todos os órgãos.

Sem isso, perde-se a noção de conjunto da organização.


QUALIDADES MORAIS


. Honestidade: Não há modo de mandar ou ensinar mais forte
e suave do que o exemplo.

. Sinceridade: palavras e ações correspondendo às convicções e sentimentos.

. Coragem: agir sem vacilar.

. Serenidade: não agir ao primeiro ímpeto de ira. Pensar e ponderar serenamente.

. Persistência: constância no esforço e método de trabalho.


QUALIDADES PSICOLÓGICAS


. Firmeza de caráter.

. Espírito de iniciativa: capaz de inovar, criar, aperfeiçoar métodos de trabalho.

. Previsão: capaz de antever resultados sem subestimar possíveis falhas.

. Poder sugestivo de liderança e coordenador: capacidade de transmitir aos seus subordinados seu entusiasmo e suas convicções, fazendo-os convergir para o objetivo colimado.

. Maleabilidade: capacidade de compreender e adaptar-se às circunstâncias e pessoas, na medida em que se fizer necessário, sem perder sua personalidade.

. Simpatia e entusiasmo.

. Comando: ser disciplinador.


QUALIDADES SOCIAIS


. Organização: saber movimentar os recursos materiais e humanos de que dispõe.

. Espírito de solidariedade: necessário à formação de uma equipe.

. Dignidade da função: impor-se ao respeito e consideração dos subordinados.


QUALIDADES FÍSICAS


. Saúde.

. Resistência física.


CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA HUMANA


. Fazer sempre uso da justiça e imparcialidade. Punir e premiar com pleno conhecimento de causa. As pessoas punidas devem saber o porque da punição.

. Fazer com que cada homem se interesse pelo trabalho e pelo trabalho em grupo, de maneira que as ordens pareçam sugestões.

. Nunca prometer o que não possa ser cumprido.

. Saber dizer “não”.

. Manter o grupo (pessoas) a par das alterações que o afetem.

. Esclarecer o grupo e fornecer fatos sempre que surjam boatos desagradáveis ou agradáveis.

. Repreender os subordinados sem humilhá-los, ajudando-os a superar suas falhas sem que se tornem frustados.

. Dar ordens de maneira adequada a quem as recebe.

. Considerar sempre o ponto de vista alheio.

. Sempre que possível, solicitar sugestões dos subordinados com relação ao trabalho que executam.


NORMAS GERAIS PARA SE DAR ORDEM


As ordens muito complexas, bem como as que envolvem grande responsabilidade, devem ser dadas de preferência por escrito.

Deve evitar-se dar muitas ordens ao mesmo tempo, para evitar confusões.

Ordens que provenham de fontes diversas devem ser concordantes, coordenadas e coerentes com a orientação existente.

Quando se necessitar de serviços extraordinários é aconselhável solicitar voluntários, ao invés de uma imposição antipática.

As ordens dadas não devem ser esquecidas pelo mandante, isso impressiona mal os seus executantes. 

O chefe, ao ordenar, não precisa usar tom imperativo e brusco.

Caso a ordem não seja imperativa pela sua natureza, é bom dar-lhe um cunho de sugestão ao invés de imposição.

Quando houver possibilidade, o chefe, ao ordenar, pode deixar no subordinado a impressão de que a iniciativa partiu dele.


COMO DEVEM SER AS ORDENS

 

As ordens devem ser:

. Exeqüíveis: isto é, não podem ser absurdas de se cumprir.

. Ponderadas: para evitar o problema de contra-ordem.

. Claras: de sua perfeita compreensão depende o bom cumprimento.

. Precisas: as ordens não devem dar margem à dupla interpretação.

. Econômicas: não devem conter palavras ou explicações inúteis.

. Justas: a fim de evitar desavenças, incompreensões, queixas, etc.

. Firmes: a ordem deve ser dada com decisão e firmeza. Isto não quer dizer que não se deva incentivar a amizade e a compreensão entre dirigentes e dirigidos.


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