...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 junho 2015

APLICAÇÃO DA LIDERANÇA NO CORPO DE BOMBEIROS - AS 5 PRIMEIRAS ATITUDES A SEREM TOMADAS - 8 REGRAS BÁSICAS LEVAM AO SUCESSO DE UMA OCORRÊNCIA - CONSIDERAÇÕES FINAIS - MANUAL DE LIDERANÇA


APLICAÇÃO DA LIDERANÇA NO CORPO DE BOMBEIROS

O sistema de liderança em ocorrência de incêndios visa a aplicação de um plano de gerenciamento de riscos durante um incidente.


As 5 primeiras atitudes a serem tomadas são:

1. Prover condições seguras no local do incidente;

2. Proteger, remover e providenciar cuidados aos feridos;

3. Estabilizar a ocorrência;

4. Preservar o patrimônio e o meio ambiente durante e após as ações de socorro;

5. Executar ações que estabilizem as condições vitais das pessoas presentes no local da ocorrência.

Situações de emergência requerem um plano estratégico, suporte tático, aplicações dos POPS, avaliação contínua das ações empreendidas e gerenciamento total da ocorrência. Sem liderança, a cena de emergência deteriora-se rapidamente, tornando o local inseguro e a situação fora de controle. Por isso, é fundamental a atuação do líder, que controla efetivamente a ocorrência, levando a situação à estabilidade e segurança.


Operar uma ocorrência sem controle eficiente pode levar a:

a)     Situações caóticas: nesta situação, cada homem opera de forma independente, descoordenada, geralmente levando a ocorrência à ineficiência e desastre. Incluem-se aqui também o controle desorganizado;

b)    Ações múltiplas e competitivas: aqui, surgem ordens conflitantes. A comunicação é confusa, podendo levar a situação ao caos.


Em ambas as situações, temos policiais competentes, motivados e, no entanto o resultado é desfavorável. São pessoas habilitadas a atuar em situações difíceis e que, mesmo sem uma liderança firme, executam suas funções. No entanto, o resultado é caótico. O que falta é uma Liderança Eficiente.

Uma liderança eficaz coordena as ações e tira vantagem da impulsividade da tropa.

Assim como a omissão gera o caos, o excesso pode gerar conflito, restrição da iniciativa do policial, frustração com o trabalho e subutilização do potencial do homem.


8 regras básicas levam ao sucesso de uma ocorrência:

1. Assumir posição firme;

2. Avaliar com calma e precisão a situação;

3. Promover um eficiente sistema de comunicação;

4. Delegar funções no gerenciamento do incidente;

5. Fazer um planejamento estratégico e elaborar um plano de ação;

6. Organizar o trabalho;

7. Revisar as ordens dadas, certificando-se que estão sendo executadas corretamente;

8. Dar continuidade, transferir ou concluir a ocorrência.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Um líder é muito mais que um superior hierárquico. É alguém que possui sabedoria, conhecimentos e técnicas para desenvolver pessoas, criando à sua volta um ambiente no qual a comunicação, a coesão, a criatividade e o trabalho em equipe estão presentes.

No desenvolvimento deste trabalho, foram abordados vários pontos importantes a respeito da liderança, dentre eles as características essenciais do papel do líder, o conceito de liderança, as funções do líder e importância do trabalho em equipe.

É importante ressaltar as características do papel do líder, sobre como deve exercitar sua capacidade de planejar, organizar, dirigir, comunicar, trabalhar com missão, objetivos e metas.

As formas comportamentais, atitudes e habilidades já descritas têm sido consideradas necessárias para a formação de um líder, mas não suficientes, se vistas de maneira isolada.

Assim, não basta que um indivíduo tenha visão e alternativas de futuro para ser um líder, pode-se ter visão e não se ter seguidores.

De forma similar, pode-se ter colaboradores que compartilham da mesma visão, mas não se comprometem, em suas ações, com o trabalho cooperativo ou o ideal comum. Pode se ter, ainda, dirigentes que trabalham arduamente em várias habilidades de liderança, mas fracassam no seu exercício, por não estabelecerem uma relação de confiança mútua com seus colaboradores.

O líder é uma pessoa que planeja, que organiza, que se comunica adequadamente, que faz troca de conhecimentos, que dirige efetivamente sua equipe, que faz parte dessa equipe, desse grupo, ou seja, o líder é alguém que, ao seu lado, ensina e aprende.


Ser líder é ter a visão daquilo que desperta emoção e motiva as pessoas a darem o melhor de si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário