27 junho 2015

ANEXO A - PLANILHA DE LEVANTAMENTO DE DADOS - MODELO DO PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO - Descrição da Planta - Localização - Construção - Dimensões - Ocupação - População - Características de funcionamento - Pessoas portadoras de deficiências - Riscos específicos inerentes à atividade - Recursos Humanos - Recursos Materiais - Rotas de Fuga - Procedimentos básicos de emergência contra incêndio - Alerta - Análise da situação - Apoio externo - Primeiros socorros - Eliminar riscos - Abandono de área - Confinamento do incêndio - Combate ao Incêndio - Investigação - Responsabilidade pelo Plano - MANUAL DE TREINAMENTO PRÁTICO DE BRIGADA DE INCÊNDIO


ANEXO  A

PLANILHA DE LEVANTAMENTO DE DADOS

MODELO DE PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO



Descrição da planta

Planta: Identificar o tipo de planta.

Localização: Indicar o tipo de localização: se urbana ou rural, endereço, característica da vizinhança, distância do Corpo de Bombeiros e meios de ajuda externa.

Construção: indicar o tipo, por exemplo: de alvenaria, concreto, metálica, madeira etc.

Dimensões: indicar área total construída e de cada uma das edificações, altura de cada edificação, número de andares, se há subsolos, garagens e outros detalhes.

Ocupação: indicar o tipo de ocupação de acordo com a tabela 1 da NBR 14276:1999.

População: indicar a população fixa e flutuante, e suas características.

Características de funcionamento: indicar os horários e turnos de trabalho, os dias e horários fora do expediente de funcionamento e as demais características da planta.

Pessoas portadoras de deficiências: indicar o número de pessoas e sua localização na planta.

Riscos específicos inerentes à atividade: detalhar todos os riscos existentes (por exemplo: cabine primária, caldeira, equipamentos, cabine de pintura etc.).

Recursos humanos: indicar o número de membros da Brigada de Incêndio, de Bombeiro Profissional Civil e de Corpo de Bombeiros e outros meio de ajuda externa.

Recursos materiais: indicar os equipamentos existentes (por exemplo: extintores de incêndio portáteis, sistema de hidrantes, iluminação de emergência, alarme de incêndio manual, detecção automática, escada interna à prova de fumaça, portas corta-fogo, saídas de emergência, sistema moto-gerador de incêndio etc.).

Rotas de fuga: indicar as rotas de fuga e os pontos de encontro, mantendo-os sinalizados e desobstruídos.



Procedimentos básicos de emergência contra incêndio

Os procedimentos descritos em B.2.1. a B.2.10 estão relacionados numa ordem lógica e devem ser executados conforme a disponibilidade do pessoal e com prioridade ao atendimento de vítimas.

Alerta:
Deve contemplar como será dado o alerta em caso de incêndio (por exemplo:

através de alarme, telefone ou outro meio) e como os membros da brigada e a população em geral serão avisados sobre o alerta.


Análise da situação:
Deve identificar quem irá realizar a análise da situação, qual a responsabilidade desta pessoa, quem ela deverá informar caso seja confirmada a emergência e demais providências necessárias.


Apoio externo:
Deve identificar quem será a pessoa responsável por acionar o Corpo de Bombeiros ou outro meio de ajuda externa. Deve estar claro que esta pessoa deverá fornecer no mínimo as seguintes informações:

- nome e número do telefone utilizado;

- endereço da planta (completo);

- pontos de referência;

- características do incêndio;

- quantidade e estado das eventuais vítimas.


Uma pessoa, preferencialmente um brigadista, deverá orientar o Corpo de Bombeiros ou o meio de ajuda externa quando da sua chegada, sobre as condições, acessos e apresentá-los ao Chefe da Brigada.


Primeiros-socorros:
Deve indicar quem são as pessoas habilitadas para prestar os primeiros-socorros às eventuais vítimas.

Eliminar riscos:
Deve indicar quem será a pessoa responsável pelo corte da energia elétrica (parcial ou total), e do fechamento das válvulas das tubulações, se necessário.

Abandono de área:
Deve indicar a metodologia a ser usada caso seja necessário abandonar o prédio e as pessoas responsáveis por este processo.

Isolamento de área:
Deve indicar a metodologia a ser usada para isolar as áreas sinistradas e as pessoas responsáveis por este processo.

Confinamento do incêndio:
Deve indicar a metodologia a ser usada para evitar a propagação do incêndio e suas consequências, bem como as pessoas responsáveis por este processo.

Combate ao incêndio:
Deve indicar quem irá combater o incêndio e os meios a serem utilizados em seu combate.

Investigação:
Após o controle total da emergência e a volta à normalidade, o Chefe da Brigada deve iniciar o processo de investigação e elaborar um relatório, por escrito, sobre o sinistro e as ações de contenção, para as devidas providências e/ou investigação.

Responsabilidade pelo plano:
O responsável pela empresa (preposto) e o responsável pela elaboração do Plano de Emergência contra Incêndio devem assinar o plano.

Fonte: ABNT – Plano de Emergência Contra Incêndio – Requisitos – Projeto 24:203.002-004


Nenhum comentário:

Postar um comentário