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30 maio 2015

VIATURAS E EQUIPAMENTOS DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIOS EM AERONAVES E AEROPORTOS - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


VIATURAS E EQUIPAMENTOS DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIOS EM AERONAVES E AEROPORTOS

A possibilidade de um acidente aeronáutico acontecer nas cercanias de um aeroporto é bem maior do que em outro local, devido às constantes operações de pouso e decolagem, às manutenções de rotina e também às operações de abastecimento. 

Quando uma aeronave se envolve em um acidente, a probabilidade de ocorrer um incêndio fica aumentada, pois a quantidade de combustível presente no local normalmente é grande, além da presença de inúmeros lubrificantes e fluidos hidráulicos, bem como dos próprios materiais combustíveis utilizados na construção da aeronave.

Por essa razão, os veículos utilizados nas operações de resgate e combate a incêndios em aeronaves devem estar em condições de intervir rápida e eficientemente nessas ocorrências e serem dotados de todos os equipamentos necessários a essas operações.


Veículos de Salvamento e Combate a Incêndios

Um incêndio em aeronave é um grande desafio para o pessoal envolvido nas operações de salvamento de vítimas e combate às chamas, pois o incêndio em um avião produz altas temperaturas em um curto espaço de tempo, além de envolver extensas áreas, devido à presença de uma grande quantidade de combustível derramado.

Os veículos utilizados nas operações de salvamento e combate a incêndios em aeronaves e aeroportos devem ter como uma de suas principais características poder descarregar adequadas quantidades de agente extintor em um curto período de tempo.

Portanto, os aeródromos deverão ser dotados de carros contra-incêndio especialmente projetados que atendam ao nível de proteção requerido para a categoria do aeródromo.

Pelas normas do Comando da Aeronáutica, os carros contra-incêndio são classificados em dois tipos: Agentes Combinados (AC) e Ataque Principal (AP).

Os carros contra-incêndio (CCI) do tipo Agentes Combinados são aqueles cuja quantidade de agentes extintores estejam enquadrados conforme a Tabela 1.

DESIGNAÇÃO ÁGUA (Litros) EFE (Litros) PÓ BC (kg)



Os carros contra-incêndio (CCI) do tipo Ataque Principal são aqueles cuja quantidade de agentes extintores esteja enquadrada conforme a Tabela 2, abaixo.



O número mínimo de carros contra-incêndio necessários para prover um aeródromo e aplicar com eficácia os agentes extintores nas quantidades especificadas para cada categoria de aeródromo deve estar de acordo com a Tabela 3.


CATEGORIA DO AERÓDROMO NÚMERO MÍNIMO DE CCI



Os Carros Contra Incêndio são capazes de aplicar os agentes extintores por diversos meios, dentre os quais ressaltamos aqueles mais usuais: canhões de espuma, existentes na sua parte superior; mangueiras de incêndio e mangotinhos e ainda por esguichos especiais localizados na parte inferior da superestrutura.


Para uma grande aplicação de agente extintor, durante uma operação de extinção de incêndio, as viaturas deverão estar dotados de um ou mais canhões de espuma.

Esses canhões, normalmente, estão instalados sobre as cabinas dos veículos e podem ser operados tanto manualmente quanto por controle remoto e são capazes de descarregar os agentes extintores em jatos de diversos tipos e formas.

O agente extintor do tipo pó BC, que utiliza normalmente o nitrogênio como agente expelente, é aplicado por meio de pistolas especiais conectadas a mangotinhos resistentes a altas pressões.


Com a finalidade de auxiliar nas atividades de salvamento e combate a incêndios em aeronaves e aeroportos, viaturas utilizadas nas rotinas diárias de um Corpo de Bombeiros poderão ser adaptadas para prestar serviços em um aeroporto. As modernas viaturas projetadas para as atividades rotineiras de combate a incêndios poderão ser dotadas de um sistema proporcionador de espuma, bem como de um canhão lançador e assim estarem em condições de serem empregadas em aeroportos, sem maiores problemas.



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