...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2015

Tipos de Alerta - Posicionamento para Intervenção - Intervenção Imediata - PLANOS DE EMERGÊNCIAS PARA AEROPORTOS - Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA) e Plano de Contra-Incêndio de Aeródromo (PCIA) - Mapa de grade do raio de 8 km - Mapa-grande de aeródromo - Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA) - Elaboração do Plano - Execução do Plano - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


Tipos de Alerta

A fim de que se possa reconhecer com maior precisão o grau de risco à segurança do vôo em situações anormais, são convencionados os seguintes tipos de alerta.


Posicionamento para Intervenção

Compreende todas as emergências nas quais a possibilidade de um acidente aeronáutico é iminente, com indicações positivas de perigo, requerendo dos integrantes dos Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio um imediato posicionamento para intervenção.

É uma condição de URGÊNCIA, as equipes deverão aguardar a aeronave em condições de emergência e acompanhá-la até a sua parada (esse acompanhamento poderá ser dispensado pelo comandante da aeronave).


Intervenção Imediata

É o que caracteriza a ocorrência consumada do acidente ou a situação em que sua ocorrência é um fato irreversível e imediato, exigindo dos membros do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio do uma pronta intervenção.

Posicionamento das viaturas e equipes em um local, prontas para a intervenção em acidente, aguardando a aeronave em condição de SOCORRO.


PLANOS DE EMERGÊNCIAS PARA AEROPORTOS

Os planos de emergência recomendados pelas normas da Organização Internacional de Aviação Civil são documentos de planejamento destinados a permitir que as autoridades responsáveis pela segurança dos aeroportos possam enfrentar, com um mínimo de racionalidade, as situações imprevistas de emergências, tais como: emergência aeronáutica (acidente ou incidente), interferência ilícita (seqüestro), emergência médica e outras emergências (cargas perigosas, intempéries, etc.).

No Comando da Aeronáutica, são preconizados dois planos de procedimentos para emergências, um do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes e outro da Divisão Contra-Incêndio, da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica, respectivamente.


Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA) e Plano de Contra-Incêndio de Aeródromo (PCIA)

Esses planos incluem uma série de instruções concernentes às medidas destinadas ao atendimento de situações emergenciais, que devem estipular, de forma seqüencial, as funções concretas de cada órgão envolvido no contexto da proteção do aeroporto.

A finalidade dessa planificação consiste em reduzir ao mínimo os efeitos de uma emergência, especialmente no que se refere ao salvamento de vidas humanas, sem interromper, se possível, as operações das aeronaves.

O plano de emergência aeronáutica em aeródromo é uma planificação mais abrangente para o gerenciamento total de uma emergência, envolvendo diversos setores participativos, que atuarão conforme a classificação da situação crítica.

O plano de contra-incêndio de aeródromo é uma planificação específica para o gerenciamento de uma emergência que envolva incêndio, cujo combate se desenvolva por meio das ações do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio, bem como dos Setores de Alerta.

A planificação detalhada e específica de cada setor deverá ser realizada pelo próprio e formalizada em um documento preconizado pelo respectivo sistema, cabendo, assim, ao Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio a elaboração do seu PCIA.

Independente da localidade para a qual foi elaborado, um plano deve conter ações de gerenciamento, comunicações, coordenação e controle das tarefas nele previstas, assim como deve estipular as esferas de atribuições e responsabilidades de cada setor envolvido, desde o acionamento até o retorno à operação normal do aeroporto.


Outros órgãos podem ser incluídos no PCIA, tais como: 

- serviços de assistência social e religiosa; 

- serviços funerários; 

- serviços de fornecimento de energia elétrica, água e telecomunicações; 

- empresas de transporte urbano; empresas privadas, etc.




Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA)

É a planificação recomendada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes, sendo responsável por sua confecção o Chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da organização militar, nos aeródromos de operação militar, ou o Chefe do Setor de Operações do aeroporto, nos aeródromos administrados pela INFRAERO.

O PEAA é documento que estabelece os procedimentos a serem seguidos pelos setores envolvidos e define a participação da comunidade aeroportuária nas diversas situações de emergência.

Esse plano deve conter todas as providências a serem adotadas, desde o instante em que se caracteriza a emergência até o momento em que o aeródromo é liberado para o retorno da normalidade das operações.


O plano visa basicamente:

- Garantir a transição da atividade de rotina para as operações de emergência;

- Definir a delegação de autoridade para as operações de emergência, estabelecendo sua competência e seus limites;

- Estabelecer os diversos graus de responsabilidade e de autorizações, dentro das tarefas previstas no PEAA;

- Estabelecer os meios para uma perfeita coordenação dos esforços envolvidos;

- Garantir o retorno às operações normais e de rotina do aeroporto após o acidente.


Para a elaboração do plano, serão observados os seguintes critérios:

- Conter instruções para garantir uma pronta resposta, quando do acionamento dos meios de salvamento, contra-incêndio, segurança, serviços médicos e outros que se fizerem necessários;

- Prever as ações necessárias na fase que anteceda a emergência (organização do processo de acionamento e responsabilidades);

- Prever a avaliação e correção das falhas verificadas;

- Prever as ações a serem levadas a efeito, quando da ocorrência da emergência, considerando as várias categorias de perigo, os recursos necessários, sua localização e o possível agravamento da situação;

- Incluir todos os setores de alerta;

- Estabelecer prioridades de tarefas e sistemas de comunicação entre o local do acidente e os diversos setores envolvidos, para que as urgências sejam atendidas, prioritariamente, com todos os recursos disponíveis;

- Estabelecer um local para a prestação dos primeiros socorros e a remoção dos feridos para a hospitalização após a triagem;

- Deve ser dimensionado para atender a aeronave de maior capacidade que opera regularmente no aeródromo;

- Criar Corpos de Voluntários Especiais;

- Prever o atendimento de acidentes ocorridos fora do aeródromo, porém em locais que possam ser alcançados pelos meios médicos e de contra-incêndio da comunidade;

- Prever a liberação da aeronave somente após a certeza de não haver mais riscos de incêndio, contaminação, explosões ou desmoronamentos;

- Estabelecer as ações necessárias para a liberação do aeroporto.


A infra-estrutura para a execução do plano consiste, entre outros, de:

- Viaturas de salvamento e combate a incêndio;

- Ambulâncias;

- UTI móveis;

- Lanchas com equipamento de mergulho e resgate;

- Helicópteros equipados com guincho e material de resgate;

- Transporte para as equipes do corpo de voluntários especiais;

- Equipamentos portáteis de comunicação;

- Equipamentos de iluminação de emergência;

- Linhas telefônicas (fixas e celulares);

- Locais adequados para a concentração de sobreviventes ilesos, vítimas, veículos de apoio, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário