...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2015

Procedimentos de Emergência no Caso de Vazamentos de Combustíveis em Operações de Reabastecimento - Reabastecimento de aeronave - Incêndio ocorrido durante uma operação de reabastecimento - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


Procedimentos de Emergência no Caso de Vazamentos de Combustíveis em Operações de Reabastecimento

As operações de reabastecimento de combustível das aeronaves apresentam riscos que requerem medidas de segurança durante as suas execuções. A administração do aeroporto, o fornecedor do combustível e o explorador da aeronave possuem, cada um, as suas responsabilidades no tocante às medidas de segurança que devem ser adotadas nessas operações.

Durante o processo de reabastecimento de uma aeronave podem ocorrer vazamentos de combustível, que colocarão em risco as pessoas próximas da área atingida, a própria aeronave e o meio ambiente.

Conforme preconiza o Código Brasileiro de Aeronáutica, no Título IV, Capítulo III, artigo 268:- “O explorador responde pelos danos a terceiros na superfície, causados diretamente, por aeronave em vôo ou manobra, assim como por pessoa ou coisa dela caída ou projetada”, atribuindo, dessa forma, responsabilidades ao proprietário ou ao operador da aeronave, veículo ou equipamento causador do derramamento de combustível, lubrificantes ou qualquer outro produto prejudicial ao pavimento ou à segurança da operação, exigindo deles, a remoção e a limpeza do local afetado.

As Equipes de Bombeiros cabe, na eventualidade de ocorrer um vazamento de combustível, executar as medidas de prevenção de incêndio, e no caso da sua ocorrência, iniciar o imediato combate às chamas, de acordo com os procedimentos operacionais preconizados para essa situação.

É recomendável dispor-se de tambores (200 litros) contendo serragem, areia ou material similar, com propriedades absorventes, e outros, vazios, para serem utilizados no caso de ocorrer vazamentos de combustível.



Os tambores vazios serão utilizados na contenção do vazamento, de forma direta, ou seja, no caso de vazamento de “ponta de asa”, posicionando-os logo abaixo do ponto de escoamento do combustível.

As serragens, a areia ou outro material absorvente, serão utilizados para a contenção e a secagem do combustível que atingir o solo. Esse material impregnado de combustível ou outro produto químico, será acondicionado em recipientes apropriados e, posteriormente, encaminhados a pontos preestabelecidos, para descarte.

O próximo passo, será solicitar a limpeza da área, para ulterior liberação das atividades operacionais do aeroporto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário