...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2015

Procedimentos aplicáveis aos acidentes ocorridos em águas vizinhas - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


Procedimentos aplicáveis aos acidentes ocorridos em águas vizinhas

Quando os aeroportos estão situados em áreas próximas a grandes lagos ou rios ou nas proximidades da costa marítima, cuidados especiais devem ser adotados no caso de ocorrer um acidente aeronáutico.

Em tais acidentes, a possibilidade de ocorrer um incêndio se reduz consideravelmente, devido à supressão de possíveis fontes de ignição.

Com a força do impacto da aeronave sobre a superfície da água, é possível que os tanques e tubulações de combustível se rompam, provocando um derramamento desse combustível sobre a água, o que exigirá cuidado por parte dos operadores de embarcações que tenham tubos de escape na linha d’água e venham a se aproximar dos locais onde existam essas condições.

Tão logo seja possível, deve-se envidar todos os esforços para dissipar essas manchas de combustível derramado, quer com o auxílio de jatos d’água, quer com a aplicação de agentes extintores do tipo espuma ou pó químico seco. Deve-se salientar que as águas calmas apresentam maiores problemas para a dissipação dos combustíveis que as águas agitadas.

Ocorrendo um incêndio nesse combustível derramado, a aproximação deve ser feita com muito cuidado, observando-se a direção e a velocidade do vento, a corrente e a velocidade da água. O fogo pode ser varrido do local onde esteja empregando-se a técnica de varredura por jatos de água, com o emprego de mangueiras de incêndio ou ainda, se necessário, usando a espuma ou outros agentes extintores.

Estando, ainda, flutuando algumas partes do avião e caso estas estejam ocupadas por tripulantes ou passageiros, deve-se ter um cuidado redobrado para não se alterar o seu estado de estanqueidade e iniciar rapidamente o traslado das pessoas que se encontram nesses locais. Qualquer deslocamento de peso ou um retardo no atendimento poderá ser o suficiente para que a aeronave se afunde por completo, vitimando os seus ocupantes.

No caso de estarem submersas todas as seções da aeronave, ainda assim é possível que haja ar suficiente para manter a vida. A presença de mergulhadores é fundamental para explorar o interior do avião e resgatar as vítimas que lá se encontram.

Quando não se pode determinar o local exato do acidente, a intervenção dos mergulhadores se faz necessária, por meio de um rastreamento submarino, assinalando com bóias os lugares onde se encontram as partes principais da aeronave. Caso não se disponha de um número suficiente de mergulhadores, podem-se utilizar as operações de dragagem a partir de embarcações.

Por questões de segurança, em nenhum caso devem-se executar, simultaneamente, operações de dragagem e de mergulho.


O posto de comando deve ser estabelecido em um ponto mais adequado da costa, em local que possibilite o movimento de chegada e saída das embarcações de salvamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário