...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

27 maio 2015

Ponto de Fulgor ou Inflamação - Combustível - Autoígnição - Etanol - Gasolina - Diesel - Querosene de aviação - Querosene (óleo de parafina) - Óleo vegetal - Biodiesel - Líquido combustível - Líquido inflamável - Classe I - II - III


Ponto de Fulgor ou Inflamação

Ponto de fulgor ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida.

Por mistura inflamável, para a obtenção do ponto de fulgor, entenda-se a quantidade de gás ou vapor misturada com o ar atmosférico suficiente para iniciar uma inflamação em contacto com uma fonte de calor (isto é, a queima abrupta do gás ou vapor), sem que haja a combustão do combustível emitente. Outro detalhe verificado é que, ao retirar-se a fonte de calor, acaba a inflamação (queima) da mistura.

Trata-se de um dado importante para classificação dos produtos combustíveis, em especial no que se refere à segurança, aos riscos de transporte, armazenagem e manuseamento.

Veja exemplos na Tabela abaixo:


Através do ponto de fulgor distinguem-se os líquidos combustíveis e inflamáveis, de acordo com norma regulamentadora.


Líquido combustível:
- todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70°C (setenta graus Celsius) e inferior a 93,3°C (noventa e três graus e três décimos de graus Celsius).

O líquido combustível acima classifica-se como líquido combustível Classe III


Líquido inflamável:
- todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70°C (setenta graus Celsius) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7°C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius). 

Quando o líquido inflamável definido acima possui ponto de fulgor superior a 37,7°C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius) e inferior a 70 °C (setenta graus Celsius).

O líquido é classificado como combustível Classe II.


Quando o líquido inflamável possui ponto de fulgor inferior a 37,7°C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius).

O líquido é classificado como combustível Classe I.



Bombeiroswaldo...

2 comentários:

  1. Legal, vi sobre esse assunto do Telecurso 2000, aula de Química.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Talita...
      Esse é o intuito desse Blogguer, servir de apoio aos estudantes e esclarecendo dúvidas de forma resumida e direta.
      Abração e obrigado pela visita.

      Excluir