...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2015

MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES - Aeroportos e Aeródromos


MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


O presente Manual Técnico de Bombeiro visa apresentar as Técnicas e Táticas para as ações de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves em caso de acidentes ou incidentes envolvendo aeronaves, atendido pelas guarnições do Corpo de Bombeiros, atendendo os padrões e limites estabelecidos pela DIRENG, Diretoria de Engenharia da Aeronáutica, que estabelece os padrões de atendimento no Brasil, e pela OACI, Organização da Aviação Civil Internacional, a qual o Brasil é filiado.

Tendo em vista o crescente número de aeroportos e aeródromos no estado de São Paulo, e com o intenso tráfego aéreo é salutar que o Corpo de Bombeiros forneça subsídios aos seus integrantes para que estes tenham acesso a uma literatura a qual visa padronizar e simplificar as ações e procedimentos, proporcionando aos seus profissionais habilidades para desenvolver operações seguras e eficazes para que diante de situações adversas e dos recursos disponíveis; estes possam planejar realizar e concluir com segurança as ações pertinentes.

Com os recentes avanços tecnológicos surgiram novos desafios para o pessoal responsável pelo atendimento das emergências envolvendo aeronaves. Uma eficiente operação de salvamento e combate a incêndio em uma aeronave envolvida em um acidente ou incidente requer dos bombeiros um conhecimento dos tipos e das variedades de aviões existentes bem como um domínio sobre os diversos aspectos de um aeródromo, quando a área de atendimento do Posto de Bombeiros abranger um aeroporto ou aeródromo.

O presente manual tem como intuito maior, servir de fonte de consulta tanto no campo teórico de conhecimento do homem e seu devido treinamento prático, como na preparação para o enfrentamento de ações emergenciais reais, em seus mais variados níveis de gravidade, dentro dos limites geográficos impostos por legislação pertinente.


Para alcançar-se esse objetivo, faz-se necessário especificar adequadamente os equipamentos a serem utilizados nessas missões, bem como preparar o homem, treinando-o nas diversas técnicas e táticas de atendimento às emergências envolvendo aeronaves e no manuseio e na operação das viaturas e dos equipamentos postos à sua disposição. Esses profissionais, quando devidamente treinados e cônscios de sua missão, consistir-se-ão no melhor instrumento para proteger os usuários do transporte aéreo, bem como toda a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário