...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

29 maio 2015

Introdução - Mundo moderno da Aviação - ICAO - OACI - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


INTRODUÇÃO



No mundo moderno a aviação tornou-se um meio de transporte corriqueiro, o que gerou sobre as cidades um grande número de aeronaves em vôo, desde helicópteros transportando executivos até grandes aeronaves comerciais transportando cargas e passageiros.

Com esse crescimento da aviação e devido a suas características específicas, e com a possibilidade de ocorrer um acidente ou incidente aeronáutico, em algum lugar a qualquer momento, surgiu a necessidade de uma especialização dos serviços de bombeiros no salvamento e combate a incêndios em aeronaves.

Os serviços contra-incêndio nos aeroportos foram criados para darem uma pronta resposta no caso da ocorrência de um acidente ou incidente aeronáutico em um aeródromo, buscando-se, assim, preservar a vida humana e minimizar os danos ao patrimônio eventualmente envolvido.

Com os avanços da aviação criou-se um serviço de proteção ao vôo que pudesse proporcionar um crescimento seguro e ordenado da aviação, e por se tratar de um assunto de interesse internacional, foi criado um organismo internacional para regular o assunto a International Civil Aviation Organization (ICAO) ou Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), sediada na cidade de Montreal, Canadá.


Dentre os diversos documentos emitidos pela OACI, voltados para os mais variados setores da aviação, tem interesse para as atividades de salvamento e combate a incêndios em aeronaves e aeroportos, primeiramente, o Anexo 14 à Convenção, que trata das normas e dos métodos recomendados aos aeródromos. Este documento, em seu Capítulo 9, Serviços de Emergência e outros Serviços, fixa as orientações básicas relacionadas à atividade contra-incêndio em aeródromos, por meio de normas e recomendações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário