29 maio 2015

Diferença entre Aeródromo e Aeroporto - Comunidade Aeroportuária - Principais Instalações Aeroportuárias - Pistas de pouso e decolagem - Numeração das pistas de pouso e decolagem - Luzes aeronáuticas de superfície - Terminal de passageiros - Terminal de carga aérea - Depósito de combustível de aviação - Casa de força - Seção Contra-incêndio - Outros - Categoria Requerida de Aeródromos - Aeródromos exclusivamente militares - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


Diferença entre Aeródromo e Aeroporto

Entende-se por aeródromo a área definida sobre a terra ou água, destinada à chegada, partida e movimentação de aeronaves.
Aeroporto é todo aeródromo público, dotado de instalações e facilidades para o apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e cargas.


Comunidade Aeroportuária

É um grupamento de pessoas, físicas ou jurídicas, que de alguma forma estejam realizando atividades ligadas ao transporte aéreo.



Principais Instalações Aeroportuárias

Entende-se como instalações aeroportuárias o conjunto de dependências, equipamentos ou áreas localizadas no aeródromo, onde serão desenvolvidas as diversas atividades voltadas à infra-estrutura aeroportuária.


Pistas de pouso e decolagem

Pista de pouso e decolagem é uma área retangular definida, em um aeródromo terrestre, preparada para o pouso e decolagem de aeronaves. Os bombeiros devem observar atentamente a movimentação das aeronaves nas pistas de pouso e decolagem, pois normalmente as aeronaves são direcionadas para o pouso ou decolagem no sentido contrário ao do vento. Nos casos em que a movimentação das aeronaves é norma deve haver uma comunicação com os controladores de vôo antes de ingressar com a viatura na pista.


Numeração das pistas de pouso e decolagem

A numeração das pistas de pouso e decolagem indica a direção ou o rumo magnético em que as pistas estão situadas. Essa numeração é feita tirando-se o zero da indicação em graus da orientação da pista. Assim, se a pista está no rumo de 160 graus, a sua designação será de pista 16. A cabeceira oposta terá o número 34, pois no sentido contrário a pista estará no rumo de 340 graus (somam-se 180 graus aos 160 já mencionados).

Em uma pista que está exatamente na direção norte para o sul, a cabeceira norte terá o número 18 (180 graus) e a sul o número 36 (360 graus). Quando um avião toma a posição nesta última cabeceira para iniciar a corrida para a decolagem, a sua bússola estará indicando o rumo de 360 graus ou Norte. Se a decolagem for feita da cabeceira norte (pista 18), a bússola estará marcando 180 graus ou Sul. Da mesma maneira, uma pista situada na posição leste para o oeste, como a do Aeroporto Internacional de Guarulhos, por exemplo, terá os números 09 (090 graus) e 27 (270 graus).

Quando houver mais de uma pista, situadas uma ao lado da outra, seguindo a mesma direção, seus números serão iguais, e a distinção entre elas será feita com o acréscimo de letras aos números. Essas letras são “L” (Left), para designar a pista da esquerda, e “R” (Right), para designar a pista da direita, e “C” (Center) na pista do centro, no caso de três pistas paralelas.



Luzes aeronáuticas de superfície

Luzes aeronáuticas de superfície são aquelas especialmente instaladas no aeródromo e na sua pista, para servirem de auxílio à navegação aérea.



Terminal de passageiros

É o local do aeroporto dotado de instalações específicas, onde o passageiro se habilita para viagem.


Terminal de carga aérea

É o conjunto de áreas cobertas ou descobertas do aeroporto, especificamente delimitadas para o recebimento, guarda, armazenagem, controle, movimentação e entrega da carga transportada ou a transportar por via aérea.


Depósito de combustível de aviação

É o conjunto de instalações fixas, compreendendo tanques, equipamentos e edifícios de administração e manutenção, com a finalidade de receber, armazenar e distribuir os combustíveis de aviação e dotados de sistemas de proteção contra-incêndio.


Casa de força

Instalação fixa, destinada à guarda do(s) grupo(s) gerador (es), subestação e painéis de controle de luz e força auxiliares do aeroporto.


Seção contra-incêndio

É um Posto de Bombeiros localizado próximo a pista de um aeroporto de forma a poder atender rapidamente às emergências aeronáuticas, dotada de instalações específicas (sistema de comunicações, reserva de água para fins de proteção contra-incêndio, etc.) que abriga os carros de combate a incêndio e o pessoal que os opera.


Outros

Além das acima mencionadas, podem-se citar ainda como instalações aeroportuárias os hangares, os depósitos, as comissárias, as edificações em geral, os sistemas e equipamentos de proteção ao vôo, os almoxarifados, o sistema viário, as áreas verdes e demais instalações relacionadas com a infra-estrutura aeronáutica, que devem ser protegidas por facilidades e instalações de proteção contra-incêndio apropriadas.




Categoria Requerida de Aeródromos

A categoria requerida de aeródromos ou simplesmente categoria de um aeródromo é uma classificação numérica ou alfanumérica que se baseia no grau de risco peculiar ao aeródromo e que corresponde a um determinado nível de proteção contra incêndio requerido.

O nível de proteção contra-incêndio requerido para um aeródromo está relacionado com as dimensões das aeronaves regulares que o utilizam, bem como com a freqüência de operação dessas aeronaves em um período de tempo preestabelecido, e será expresso por uma classificação numérica, obtida a partir da avaliação da categoria das aeronaves e do número de movimentos destas.

Para os aeródromos operados exclusivamente por aeronaves de asas rotativas (helipontos elevados ou de superfície) a categoria requerida do aeródromo será igual à do maior helicóptero em operação.


Aeródromos exclusivamente militares

Nos aeródromos exclusivamente militares, a categoria requerida será determinada, considerando-se, também, as peculiaridades da atividade aérea ali existente.



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