...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

14 abril 2015

Curativos em lesões de tecidos moles - Orientações para aplicação de uma atadura - Bandagem Triangular - Lesão de tecidos moles (ferimentos) - Ferimento aberto - Ferimento fechado - Principais agentes externos - Instrumentos contundente - Lesões superficiais - Feridas contusas - Hematomas - Equimoses - Escoriações - Lesões profundas - Instrumento cortante, perfurante ou impalado, perfurocortante, cortocontundente, perfurocontundente - Tratamento de um ferimento aberto - Tratamento de ferimentos fechados - Traumas específicos no couro cabeludo, na face - Hemorragia nasal - Ferimentos nos olhos - Lesões no ouvido e orelhas


CURATIVOS EM LESÕES DE TECIDOS MOLES



Curativo: é o cuidado dispensado a um ferimento e tem por finalidade facilitar a circulação local, reduzir a infecção das lesões contaminadas, absorver secreções e facilitar a coagulação sanguínea.

Materiais empregados para realizar curativos e tratar ferimento Compressa de gaze: material usado para cobrir um ferimento, controlar hemorragias e prevenir contaminações adicionais. Geralmente mede 7 x 7 ou 10 x 10 cm.



Atadura: faixa aplicada de modo cômodo e conveniente para envolver, prender e proteger partes lesadas ou manter curativos e talas no lugar adequado. As ataduras tem por finalidade limitar ou impedir movimentos, exercer pressão objetivando o controle de hemorragia, proporcionar conforto, auxiliando o retorno venoso.


Orientações para aplicação de uma atadura:

- use uma atadura que melhor se adapte ao seu propósito, segurando o rolo da atadura para cima em uma das mãos, e a porção inicial com a outra mão;

- inicie a aplicação nos membros, da extremidade para a raiz, facilitando o retorno venoso;

- deve-se evitar pregas e rugas durante a aplicação da atadura;

- evite o contato entre duas superfícies corporais lesionadas, isolando-as por meio de gaze;

- deixe descoberta uma pequena parte distal da extremidade enfaixada ( dedo, por exemplo), para se observar a circulação.


Bandagem triangular: modelo especial de atadura em forma de um triângulo que possibilita a confecção de tipóias ou, quando utilizada na forma dobrada, a fixação de compressas de gaze sobre os ferimentos, e fixação de talas, etc. Deverá possuir 100 x 100 cm nos lados do triângulo e 140 cm na base, confeccionado mais comumente em algodão.




Lesão de tecidos moles (ferimentos): lesão traumática da pele e/ou tecidos subjacentes, em razão da força de ação de um agente externo.


Classificação dos ferimentos

- Ferimento aberto: é aquele no qual existe uma perda de continuidade da superfície cutânea.




- Ferimento fechado: aquele em que a lesão ocorre abaixo da pele, sem perda da continuidade na superfície, a pele continua intacta.




Principais agentes externos

Instrumento contundente

A ação contundente se dá pelo impacto. É o plano de impacto em direção ao corpo, ou seja, o instrumento contundente vai de encontro à vítima (ex.: soco, pontapé, paulada, etc), ou a vítima vai de encontro ao objeto contundente.

As lesões causadas por instrumento contundente podem ser superficiais ou profundas, sendo denominadas contusões.


Lesões superficiais

Feridas contusas - é uma lesão provocada por forte impacto sobre a pele, ocorre um esmagamento dos tecidos, caracterizado por uma ferida de bordas irregulares, podendo apresentar hematomas, equimoses e/ou escoriações.

Hematomas - causados quando são danificadas quantidades consideráveis de tecido ou quando são rompidos grandes vasos sanguíneos no local da contusão, podendo haver o desenvolvimento bastante rápido de um coágulo, provocando um acúmulo de sangue no local.

Equimoses - causadas por hemorragia no interior dos tecidos devido à ruptura de capilares. A lesão é seguida de formação de edema e dor.

Escoriações - é a perda de parte da camada externa da pele, por atrito em uma superfície áspera, em geral, é extremamente dolorosa e pode haver sangramento a partir dos capilares lesados. A contaminação da ferida tende a ser o mais sério problema encontrado. Devem ser protegidas com curativo estéril de material não aderente.


Lesões profundas

As ações dos agentes externos resultam em: fraturas, luxações e lesões vicerais.


Instrumento cortante

A ação é por pressão e deslizamento do objeto cortante, sobre o tecido epitelial, onde o instrumento age por meio de seu gume (navalhas, lâminas, facas, cacos de vidro, etc.).

As lesões provocadas por instrumentos cortantes, denominam-se ferimentos incisos. São lesões de bordas regulares, nas quais predominam a extensão.


Instrumento perfurante

A ação perfurante é também por pressão (agulha, alfinete, prego, estoque, etc.).



As lesões provocadas por instrumentos perfurantes, denominam-se ferimentos puntiformes, nos quais predominam a profundidade.


Instrumento perfurocortante

A ação perfurocortante ocorre pelo mecanismo de pressão, o instrumento irá penetrar o corpo perfurando e cortando, são instrumentos providos de ponta e gume (punhal). Denominam-se ferimentos perfuroincisos.

Instrumento cortocontundente

A ação cortocontundente ocorre pelo mecanismo de pressão. São instrumentos que agem por meio de gume afiado e a lesão ocorre em virtude do peso do objeto, aliado à força do agressor (machado, foice, facão, enxada, etc).

As lesões provocadas por instrumentos cortocontundentes denominam-se cortocontusa, apresentando características de ferimentos incisos e ferimentos contusos.


Instrumento perfurocontundente

A ação perfurocontundente ocorre pelo mecanismo de pressão. São instrumentos provenientes de armas de fogo.
  
As lesões provocadas denominam-se perfurocontusas. Geralmente apresentam orifícios de entrada ou de entrada e saída. O orifício de entrada é menor que o diâmetro do projétil, pois a pele se deprime devido a sua elasticidade. O orifício de saída é geralmente maior que o de entrada e o diâmetro do projétil.


Tratamento de um ferimento aberto

- Proteção individual do socorrista (EPIs);
- Exponha o local do ferimento (se necessário, corte as vestes);
- Cubra o ferimento com um curativo estéril para controlar sangramentos e prevenir contaminação;
- Mantenha o paciente em repouso e tranquilize-o;
- Previna e trate o choque.

Observação: não remova um curativo já colocado, em caso de não haver ocorrido a hemostasia.


Tratamento de ferimentos fechados

Esses ferimentos podem variar desde lesões abaixo da pele, até lesões severas em órgãos internos. Basicamente, o tratamento pré-hospitalar consiste em avaliar o acidentado, imobilizar, se necessário, prevenir o choque e monitorar constantemente o paciente.


Traumas específicos

No couro cabeludo

- Controle a hemorragia com pressão direta (não puntiforme);
- Suspeite de lesão adicional na cabeça ou pescoço;
- Não aplique pressão se existir a possibilidade de fratura no crânio;
- Não lave.


Ferimentos na face

- Avalie a boca procurando corpos estranhos ou sangue coagulado;
- Mantenha as vias aéreas permeáveis;
- Se houver objeto penetrante nas bochechas, empurre de dentro para fora e cubra com compressas interna e externamente;
- Se necessário, transporte o paciente lateralizado para drenar o sangue da boca;
- Suspeite de lesão de cervical associada.


Hemorragia nasal

- Mantenha abertas as vias aéreas;
- Mantenha a cabeça um pouco fletida, comprimindo um pouco acima das fossas nasais, para controlar a hemorragia;
- Se houver saída de líquido cefalorraquidiano, não oclua as narinas.


Ferimentos nos olhos

- Não exerça pressão sobre os olhos;
- Cubra o globo ocular lesado com curativo úmido;
- Estabilize objetos encravados, envolvendo o objeto com atadura ou similar, enrolada em forma de anel. Fixe o objeto com um copo plástico sem o fundo, e este, por meio de atadura e esparadrapo.  Nunca tente removê-los;
- Sempre cubra os dois olhos;
- Dê apoio emocional.


Lesões no ouvido e orelhas

- Não tente remover objetos encravados;
- Não tampone a saída de sangue ou líquor;
- Se necessário, utilize gaze para absorver o excesso de secreção ou sangue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário