05 fevereiro 2015

Toxoplasmose - Protozoário Toxoplasma Gondii - Ciclo do Toxoplasma Gondii - Hospedeiro definitivo ( Gato - Felino ) - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Os felinos ocupam um papel singular no ciclo de vida deste parasita, já que funcionam como hospedeiros definitivos e intermediários ao mesmo tempo. Em seu intestino ocorre uma fase do ciclo. O parasita é eliminado pelas fezes dos felinos e contaminam via oral os hospedeiros intermediários, entre os quais ovinos, bovinos, suínos, roedores, aves e o homem.





Nestes o parasita pode ser levado a diversos tecidos, principalmente o tecido nervoso e muscular, onde formam cistos que podem ali permanecer por toda a vida do hospedeiro. Quando felinos se alimentam destes animais, ingerem novamente os parasitos, reiniciando-se o ciclo.

O homem pode infectar-se comendo alimentos contaminados com fezes de felinos ou comendo carnes que não tenham sido suficientemente cozidas ou assadas. A maior parte das pessoas contaminadas não apresentam sintomas e as manifestações clínicas quando ocorrem são pouco exuberantes, sendo raros os casos graves, exceto na pessoa com imunodeficiência. Entretanto a infecção congênita (infecção do feto por transmissão transplacentária), pode causar malformações muito graves.

Um acometimento clínico importante é decorrente da instalação dos parasitas na retina, causando problemas visuais de difícil tratamento. A prevenção consiste em evitar comer carne mal passada ou mal cozida e nunca beber água que não seja potável, além de medidas de higiene, naturalmente. Riachos cristalinos em meio a matas podem estar contaminados com fezes de felinos, já tendo sido descrito um surto de toxoplasmose em soldados que teve possivelmente esta fonte de contaminação.


Como os gatos domésticos têm o hábito de se lamberem para fazerem a limpeza do pêlo, podem levar os parasitas do ânus para o pêlo. Ao acariciá-los podemos contaminar nossas mãos e em seguida alimentos que venhamos a pegar. A prevenção se dá também evitando contato com gatos, e com suas fezes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário