...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 fevereiro 2015

Métodos de Extinção do Fogo - Retirada do material - Abafamento - Resfriamento - Reação em cadeia / Tetraedro do Fogo - CARTILHA DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS - NOÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO - DICAS DE SEGURANÇA


Métodos de Extinção do Fogo

A maioria dos incêndios começa com um pequeno foco, fácil de debelar.

Conheça os métodos de extinção do fogo e evite que um incêndio se transforme numa catástrofe em sua atividade econômica.

Em todo incêndio ocorre um reação de combustão, envolvendo quatro elementos: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia. Os métodos de extinção do fogo consistem em “atacar” cada um desses elementos.


Figura 16 – Tetraedros do Fogo Fonte: 9ºGB e DSCI - CBPMESP


Retirada do material

Trata-se de retirar do local o material (combustível) que está pegando fogo e também outros materiais que estejam próximos às chamas.


Figura 17 – Retirada do material combustível Fonte: 9ºGB – CBPMESP


Abafamento

Trata-se de eliminar o oxigênio (comburente) da reação, por meio do abafamento do fogo.


Figura 18 –Retirada do oxigênio Fonte: 9ºGB – CBPMESP


Resfriamento

Trata-se de diminuir a temperatura (calor) do material em chamas.


Figura 19 – Retirada do calor Fonte: 9ºGB – CBPMESP


Reação em cadeia

A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.


Figura 20 – Quebra da reação em cadeia Fonte: 9ºGB – CBPMESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário