...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 fevereiro 2015

Leishmaniose Visceral - Calazar - Protozoário Leishmania Chagasi - Mosquito Palha ou Birigui - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


A leishmaniose visceral, ou calazar é causada nas Américas pelo protozoário Leishmania chagasi e é transmitida pelo mosquito Lutzomyia longipalpis, conhecido popularmente como mosquito palha ou birigui, de hábito noturno. 



Ocorre principalmente no nordeste do Brasil, mas alguns focos já foram descritos na região sudeste e centro-oeste, em diversos municípios, mesmo capitais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.



Os hospedeiros do parasita são principalmente canídeos, tanto silvestres como o cão doméstico, responsável pela transmissão da doença em áreas urbanas. 


A maior parte dos casos de infecção humana são assintomáticos, seguindo-se os oligossintomáticos, que se manifestam por um quadro infeccioso inespecífico. 

O quadro mais grave constitui o calazar clássico, caracterizado por desnutrição, aumento do abdome devido ao aumento do fígado e baço, febre, hemorragias e diversos outros padecimentos. Há um tratamento eficaz. Cães doentes na região pode ser uma indicação da ocorrência de leishmaniose visceral. Estes apresentam geralmente emagrecimento, descamação e úlceras de pele, apatia, diarréia e hemorragia intestinal, entre outros. 

A principal medida individual de prevenção é evitar contato com o mosquito transmissor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário