...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 fevereiro 2015

Gripe aviária - Vírus H5N1 - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


Gripe aviária

A gripe aviária é doença causada pelo vírus H5N1, que atinge principalmente aves, em especial as aquáticas. As cepas atualmente isoladas têm baixo potencial de infectar o ser humano, mas há preocupação de que cepas mutantes venham a ter esse potencial aumentado. A grande maioria dos casos humanos se deram por contaminação a partir de aves domésticas, tendo as aves silvestres pouca importância na cadeia epidemiológica da doença.


A doença atualmente está restrita à Ásia, casos esporádicos ocorreram na Europa oriental e ocidental. Uma preocupação é que aves migratórias possam disseminar a doença, embora isto não tenha se comprovado na prática. No nosso meio essa possibilidade é ainda mais remota, já que não há rotas migratórias de aves da Ásia para as Américas, embora indivíduos vagantes façam o percurso Europa - América do Sul. A Sociedade Brasileira de Ornitologia divulgou nota sobre a gripe aviária, disponível em seu site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário