06 fevereiro 2015

Febre Amarela - - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO



A febre amarela é doença grave, com índice elevado de letalidade e é causada pelo vírus da febre amarela que é transmitido ao homem por mosquitos. 



Atualmente sua transmissão ocorre apenas no ambiente silvestre. A febre amarela urbana ocorria quando havia grande infestação do mosquito Aedes aegypti, sendo famosos os trabalhos de Oswaldo Cruz para o controle desta transmissão. A reinfestação das áreas urbanas com este mosquito, que vem ocorrendo nas últimas décadas pode permitir a urbanização da febre amarela. O controle do vírus é praticamente impossível pois é perpetuado na natureza e em vertebrados, principalmente macacos, sendo transmitido por mosquitos silvestres, que têm hábitat predominante nas copas das árvores. 

Há uma vacina eficaz, disponível gratuitamente em postos de saúde. Ela confere boa proteção, devendo ser tomada uma dose de reforço a cada 10 anos. 

É indicada a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade que se dirigem a áreas onde pode ocorrer a transmissão silvestre da doença, que são de modo geral no Brasil os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão e dos demais estados amazônicos. 



A vacina deve ser tomada 15 dias antes do deslocamento para áreas endêmicas. Casos isolados têm ocorrido no oeste do estado de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. O encontro de macacos mortos em matas pode ser decorrente desta doença e este fato deve ser notificado às autoridades de saúde da área. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário