...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 fevereiro 2015

Diarréia - Aprenda como evitar e curar a diarréia - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


Diarréia

A diarréia é a doença mais comum que acomete viajantes. São causadas por bactérias, vírus ou protozoários que se transmitem por meio da água ou alimentos contaminados. 

A prevenção consiste simplesmente em só beber e utilizar para a feitura de alimentos água potável adequadamente tratada. Na falta desta, a água poderá ser fervida ou tratada com hipoclorito de sódio (2 gotas por litro, aguardando-se 30 minutos para usar).

O maior problema será com relação aos alimentos, já que em áreas rurais e outras distantes dos centros urbanos há grande disponibilidade de alimentos que não passam pelo processo de industrialização ou fiscalização sanitária. Deve-se comer verduras e frutas adequadamente lavadas em água potável (podem também ser deixadas de molho em água contendo 2 gotas de hipoclorito por litro, durante meia hora).

Outros alimentos, comer de preferência bem cozidos ou assados. Conservas devem ser vistas com cautela. Palmito em conserva caseira tem causado graves intoxicações pela toxina botulínica (botulismo), o que frequentemente é fatal. Leite nunca deve ser bebido in natura, mas previamente fervido. Como regra geral, todo alimento que não tiver o selo de inspeção e liberação do órgão sanitário é suspeito.


Por outro lado, mesmo no caso de alguns alimentos industrializados é preciso tomar alguma cautela. A embalagem pode ter sido contaminada durante o armazenamento ou transporte do produto. Saquinhos de leite devem ser lavados antes de abertos, da mesma forma refrigerantes e outra bebidas em lata. Já foi descrito caso de leptospirose possivelmente adquirida com lata de refrigerante onde ratos urinaram durante o armazenamento. Cuidado também deve ser tomado com o caldo de cana, principalmente se a cana não é lavada e adequadamente descascada antes de moída, já tendo sido relatado surto de doença de Chagas, adquirida por via digestiva, pelo fato de que barbeiros haviam defecado sobre canas armazenadas. 

Aprenda como evitar e curar a Diarréia


Nenhum comentário:

Postar um comentário