05 fevereiro 2015

Berne - Dermatobia hominis - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO



O berne é a larva da mosca Dermatobia hominis, que parasita a pele de mamíferos, inclusive o homem. As fêmeas depositam seus ovos sobre o abdome de outros insetos, mosquitos ou moscas.



Depois de uma semana as larvas estão maduras e aproveitam o momento em que o inseto vetor pousa sobre algum mamífero para abandonarem o ovo e se alojarem na pele deste. Aí se desenvolvem em um período que é geralmente de 35 a 40 dias, mas que pode prolongar-se a dois e até três meses. Completada esta fase o berne abandona seu hospedeiro e termina seu desenvolvimento no solo sob a forma de pupa.



Ao penetrarem na pele as larvas dão a sensação de picada ou prurido, mas podem também passar despercebidas. Em torno delas desenvolve-se uma reação inflamatória, a pele fica avermelhada e entumecida, como um furúnculo. No meio da lesão há um orifício, por onde a larva respira. Com o progredir do desenvolvimento da larva, podem ser sentidas dores agudas, como ferroadas e também se percebe o movimento do parasito. Com a saída da larva a lesão tende para a cura espontânea, porém pode haver complicações com a contaminação bacteriana, formando-se verdadeiros furúnculos. Também pode ser uma porta de entrada para o bacilo do tétano.

O diagnóstico é fácil. O fato de ter ido recentemente para áreas silvestres ou rurais é o primeiro indício. A lesão característica, com orifício no centro, onde com atenção pode-se ver o movimento do parasito, dá a certeza final.

O tratamento consiste na extração da larva. A estratégia é impedir que ela respire, o que a forçará a sair. Para isto utiliza-se um esparadrapo sobre a lesão ou ainda uma receita provavelmente de origem popular, mas também muito indicada pelos médicos: aplica-se sobre a lesão por algumas horas um pedaço de toucinho, para dentro do qual a larva acabará saindo. O fato de ser uma substância natural e presente na pele deve encorajar a larva a sair. Na falha deste processos a larva deverá ser tirada cirurgicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário