...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

03 fevereiro 2015

Abelhas e Vespas - Abelhas peçonhentas - Picadas de abelhas - Acidentes com abelhas - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


Abelhas e vespas



Pertencem a esta ordem os únicos insetos que possuem ferrões verdadeiros, com duas famílias de importância médica: Apidae (abelhas e mamangavas) e Vespidae (vespas e marimbondos). Há dois fatores agravantes nos acidentes com estes insetos: o número de picadas e hipersensibilidade do ofendido (alergia).

As abelhas peçonhentas encontradas no Brasil são a exótica Apis mellifera (européia: A. m. mellifera, a italiana: A. m. ligusta e a africana: A. m. escutellata) e a nativa mamangava, Melipona anthidioides. Após picarem, deixam na vítima o ferrão com a glândula de veneno, motivo pelo qual sua retirada deve ser feita por raspagem com lâmina (faca cega) e não pelo pinçamento de cada um deles, já que a compressão da glândula ajuda a inocular o veneno.

Picadas de abelhas podem sensibilizar o organismo, com exacerbação da resposta a picadas subsequentes. O efeito mais comum é a dor local no local da ferroada, que tende a desaparecer espontaneamente em alguns minutos, deixando vermelhidão, prurido e edema por várias horas ou dias. Pode seguir-se uma induração local, que aumenta de tamanho nas primeiras 24-48 horas, podendo até limitar a mobilidade de um membro afetado.

Manifestações graves envolvem anafilaxia, edema de laringe, hipotensão, até colapso vascular total, arritmias cardíacas, insuficiência respiratória e insuficiência renal aguda. Podem também ocorrer reações alérgicas tardias, vários dias após a(s) picada(s), com artralgias, febre e encefalite, quadro semelhante à doença do soro.


Picadas múltiplas ou mesmo uma só picada em pessoa alérgica constitui emergência médica e o ofendido deve ser encaminhado com urgência a um pronto socorro para receber medidas de suporte, já que não existe um antídoto específico contra o veneno de abelhas. 

Os acidentes com abelhas tornaram-se mais frequentes no Brasil após a introdução no país de rainhas puras de abelhas africanas. Sua hidridação acidental com as européias já existentes aqui anteriormente resultou no aparecimento das abelhas africanizadas. As vespas ou marimbondos, ao contrário das abelhas, não deixam o ferrão no local da picada. As manifestações clínicas são muito semelhantes aos das picadas de abelhas, desta forma o tratamento é igual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário