02 fevereiro 2015

Acidentes - Ambiente natural - Aves marinhas em penhascos - Abelhas - Raios - Vacas com bezerros - Bebê Indígena levado por uma Águia Real - PREVENÇÃO DE DOENÇAS E ACIDENTES NOS TRABALHOS DE CAMPO


Acidentes

Se os acidentes podem nos surpreender em nossa própria casa que tão bem conhecemos e onde temos o poder de manter as coisas sob nosso controle, o que dizer de um ambiente natural desconhecido percorrido pela primeira vez?

Quando as observações são feitas em lugares acidentados deve-se redobrar os cuidados. O estudo de aves marinhas em penhascos é um exemplo de uma situação perigosa. O ornitólogo Elias Pacheco Coelho foi fatalmente vitimado numa destas situações.

Um evento raro é ser atingido por raios. Em campos abertos recomenda-se não procurar abrigo da chuva debaixo de árvores, já que estas atraem os raios. Sentar-se no meio do campo e esperar é o melhor a fazer. Os carros constituem uma proteção, não porque estejam isolados pelos pneus como se pensa, mas porque sua estrutura metálica cria uma espécie de gaiola elétrica que o raio percorre, sem atingir seus ocupantes. Os raios não caem apenas onde está chovendo, podendo também cair à boa distância destes locais.

Em áreas onde existe gado é necessário algum cuidado. Vacas com bezerros novos podem estar agressivas. O melhor a fazer é indagar dos proprietários ou pessoas do campo sobre eventuais riscos de andar pelos pastos. Em caso de dúvida manter sempre distância e ir beirando cercas que podem ser transpostas rapidamente em caso de necessidade ou vegetação densa onde se possa esconder. Bezerros crescidos costumam ajuntar-se e caminhar ou mesmo correr em direção a estranhos, desviando seu curso a alguma distância, o que pode causar grande susto em pessoas que desconhecem este comportamento.

Agressões por aves são extremamente raras. Talvez a situação mais dramática seja o relato de um bebê indígena levado por uma águia real, Harpia harpyja.

Em estudos de campo a única situação que pode oferecer riscos é quando o pesquisador aproxima-se muito de ninhos de falconiformes.


Fonte: Dr. Luiz Fernando de Andrade Figueiredo (CRM 35046)

Informações sobre o tema:

Centro de Vigilância Epidemiológica – CVE – São Paulo, SP
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Butantan
Hospital Vital Brazil, São Paulo, SP
Instituto Pasteur – São Paulo, SP
Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
FUNASA - Fundação Nacional de Saúde
Ministério da Saúde
Cives - Centro de Informação em Saúde Para Viajantes


Texto sob a responsabilidade técnica do Dr. Luiz Fernando de Andrade Figueiredo (CRM 35046)

Nenhum comentário:

Postar um comentário